Você concorda com o projeto que proÃbe fumódromos no paÃs?
A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco enviou na terça-feira, 23, uma correspondência aos parlamentares que compõem a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), expressando-se contra o Projeto de Lei PLS 315/2008, que pretende proibir a existência de áreas para fumantes em ambientes coletivos públicos e privados do paÃs. Aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado no dia 10 deste mês, o projeto seguiu para a análise em caráter terminativo na Comissão de Assuntos Sociais. Se for aprovado, irá ainda à apreciação da Câmara dos Deputados.
23 Comentários
cesar soares
28/02/2011 - 16h29 | 189.10.128.xxx
Se acaberem com os fumódromos os verdadeiros sacrificados serão as pessoas que não aderem o vÃcio de fumar. Desta que os fumantes de uma maneira ou outra acenderão o cigarro em lugares não apropriados exalando a fumaça infernal prejudicando a saude de fumantes passivos.
Luciano
26/02/2011 - 08h33 | 93.232.89.xxx
``Eu como fumante posso dizer com certeza que jamais fumaria em um restaurante onde existem não fumantes.. A questâo é sobre fumódromos, que são ambientes fechados com exaustão própria para não haver a dissimulação no restante do ambiente. É uma questão de investimento, e esse é um outro problema.´´
luiz carlos pauli
21/02/2011 - 10h48 | 189.10.128.xxx
Só para complementar.... HITLER, era ANTI-TABAGISTA e ainda por cima VEGETARIANO.
Deu no que deu.
Muito preocupa, pessoas que por qualquer motivo, proibem, ou dão pitaco no proibir de que nem sabem nada.
Um verdura da CEASA, crêem-me, tem muito mais veneno.
Dito por um produtor de lá. E agora?
Claudio
21/01/2011 - 09h23 | 201.66.144.xxx
Nao se discute sobre o cigarro e sim o mal e o desrespeito com aqueles que nao fumam!um exemplo claro em restaurantes essas pessoas não respeitam e se acham!Tudo bem o cigarro existe a anos mas que quem fuma se mate sozinho!o cigarro nada mais é que uma droga liberada e tanto é que vicia!
CARLOS
17/01/2011 - 21h56 | 201.86.214.xxx
marcia....nenhum boliviano pode falar mal da cocaÃna, todos devem consumir.......afinal: "cocaine and crack pay my bills"
luiz carlos pauli
17/01/2011 - 17h44 | 189.73.138.xxx
Escritor Moacir Sclyar é anti-tabagista.
Sempre dizia que o cigarro causa AVC.
E não é que ele ganhou um AVC, e nao fuma.
Nada a ver essas taÃs de doenças que dizem ser do cigarro.
Inventam de tudo.
O cigarro existem a milhões de anos e a população cresce cada vez mais.
Alexandre
17/01/2011 - 08h22 | 200.203.35.xxx
Já que as pessoas nao se concientizam que fumar próximo a nao fumantes é um desrespeito, infelizmente precisamos criar leis para coibir isto. Falta conscientizaçao dos fumantes de que eles tb estao prejudicando a saúde de quem nao fuma e está por perto. Acredito que os fumicultores nao serao prejudi
Camila dos Santos Schmidt
16/01/2011 - 15h22 | 201.40.184.xxx
Caro Paulo
Wagner,
Ao contrário do que você disse, o fumo passivo faz muito mal à saúde. Então, quem fuma, na maioria das vezes, não respeita quem não fuma e acaba prejudicando essas pessoas. Quem quiser fumar, que fume em lugar aberto e bem longe dos não fumantes.
Márcia
11/01/2011 - 13h57 | 187.116.31.xxx
Santacruzense nenhum tem o direito de falar mal do "fumo" cigarro....todos direta ou inderetamente dependem dele....toda economia do municÃpio está baseada na cultura do fumo.
Claudio
02/01/2011 - 22h06 | 201.34.117.xxx
Em Santa Cruz isso não funcionana porque ja cansei de estar com mha familia em lugares bares restaurantes e as pessoas acabam fumando e a gente que nao fuma acaba com o apetite e causa um mal aos nossos filhos e ainda fumanos essa porcaria de tabela!A maioria dos fumantes não respeita quem não fuma!
paulo wagner
01/12/2010 - 09h38 | 189.72.38.xxx
Quando falam contra o cigarro é por que alguem no governo ta querendo ganhar alguma coisa. Fumar é opção de cada um e não incomoda ninguém, bem ao contrario do alcool que mata no transito, destroi familias e vidas. Em vez de se preocupar com cigarro vão resolver problemas mais sérios e urgentes que temos neste paÃs.
luiz carlos pauli
09/11/2010 - 14h50 | 189.10.129.xxx
..continuando......se probirem fumo, as pessoas vão continuar morrendo de cancer de pulmão e outros órgãos.
E o que é pior, com cigarro vindo de contrabando, ou de outro paÃs. Ou alguem acha que vai terminar os milhoes de fumantes??
Tremendo dum tiro no proprio pé.
luiz carlos pauli
09/11/2010 - 14h31 | 189.10.129.xxx
Pena.
Esse pessoal que é contra o fumo, deveria ler aquele livro...O Brasil que não conhecemos".
Vou resumir numa frase, dita por um médico.
"O povo se deixa enganar por estatisticas falsas. As pessoas morrem de cancer e nunca fumaram".
Se probir o fumo agora...milhoes irão morrer de qualquer.
silvio
11/04/2010 - 22h14 | 187.66.41.xxx
Eu concordo que estamos todos pagando os tratamentos dos fumantes, porem sob este ponto de vista vale lembrar que estamos pagando a fortuna que os governos gastam com o trafico e o consumo de drogas em geral e nao se arrecada nada com isso. Pagamos tambem a conta dos irresponçaveis do transito sem falar na sangria aos cofres publicos promovida pela corrupçao e eu nao vejo o mesmo afinco das autoridades no combate a estas mazelas. Acho que matematicamente falando temos problemas muito mais graves que o cigarro para tratar.
Gerson Wagner
30/03/2010 - 14h02 | 200.180.160.xxx
Como eu trabalho diretamenta com o cigarro .Eu dependo ,minha familha depende do cigarro e ha região sul depende do tabaco.Acho injusto os fumodromos no pais.
Lais Herrera
30/03/2010 - 12h29 | 201.82.64.xxx
Podemos criar algo assim também para as bebidas alcoolicas, que cada vez mais recrutam crianças e adolescentes para seu consumo - basta assistir a um comercial de cervejas.
se um fumante incomoda, um alcoolatra (que ninguem assume ser) destrói muito mais.
Pensem crianças, pensem!
Max
30/03/2010 - 11h11 | 170.66.1.xxx
No momento em que toda sociedade arca com os tratamentos de saúde dos fumantes, cai por terra o argumento em que fumar é uma questão de escolha e um direito individual, pois todos estamos pagando através de altos impostos para que ela esse seu "direito individual".
Será que os fumantes assinariam uma declaração abrindo mão de tratamento a saúde, transplantes, campanhas públicas e outros custos coletivos????
E o argumento de que são cobrados altos impostos sobre o cigarro também não se sustenta, pois já está provado que para cada R$1,00 arrecadado são gastos em torno de R$3,00 em tratamentos.
Não gosto do Serra, mas em algumas coisas ele está certo.
Clark
30/03/2010 - 10h58 | 170.66.1.xxx
Concordo com a ideia de que os fumantes não poderiam ser beneficiados com o transplante de órgãos, pois além de a sociedade ter que conviver com esse hábito nojento, não pode ser imposta ainda a coletividade assumir esse custo.
Duvido ainda que seus órgãos possam beneficiar outra pessoa, ou seja, prejuÃzo em dobro.
Ana
26/03/2010 - 22h40 | 189.6.137.xxx
Parabéns Eduardo! Viva a saúde! Fumar é nojento e sinônimo de falta de amor próprio, pois afinal de contas, é de conhecimento geral o tremendo malefÃcio do cigarro ao organismo e quem o faz nem se importa...
eduardo
26/03/2010 - 18h16 | 187.4.1.xxx
Caro Carlos,
Viva o direito de qualquer pessoa, direito este que não permite um fumante de alimentar este vÃcio perto de qualquer outra pessoa! Se há 17% de doentes, viciados, estes um dia não o eram! Tomaram esta iniciativa em algum momento de suas vidas. Por qual motivo, qual desvio de conduta, é com cada um. Mas com toda informação hoje disponÃvel, se continuam no erro, paciência!
Por qual motivo, eu teria que me retirar de algum lugar, devido a um fumante, é justamente a isto que esta lei se refere, amigo Carlos, opinou sem entender sobre o que!? A aberração, o que se incomoda com o direito a vida, neste caso, é justamente o fumante!
Viva o direito de escolha, mas de escolhas pela vida, não deve ter direitos, quem pra começo já atenta contra sua vida, um fumante não tem direito, apenas DEVER de se adaptar ao direito de todos os outros a viver livres de um vÃcio que entrega substancias horrÃveis ao ser humano!
Lamento mais uma vez, Carlos, toda certeza é burra! Em minha famÃlia, são doze pessoas, todas elas, sem em momento algum ter apelado para desvios, como fumar um cigarro que seja! Desde meus pais, meu irmão, irmã, cunhados, cunhada e sobrinhos!
Carlos
26/03/2010 - 16h07 | 187.5.197.xxx
Não sou fumante, porém ao contrário do Sr. Eduardo que comentou que o fumante nem pena merece, penso que não podemos desprezar 17% da população brasileira. Claro que o ato de fumar é um vÃcio ou opção, porém entendo que qualquer pessoa deve ser respeitada em seus gostos e opções. Eu quando estou em algum lugar que algo me incomoda, saio, ou seja, os incomodados que se mudem. Além do que, certamente em cada famÃlia tem algum fumante. Certamente o cigarro faz mal, porém no nosso dia-a-dia tem muitas coisas que fazem muito mais mal e aceitamos tranquilamente. Viva o direito de escolha de cada pessoa.
eduardo
26/03/2010 - 14h48 | 170.66.1.xxx
Além de ser prejudicial à saúde, é totalmente anti-higiênico. Ou você já viu alguém colocar os tocos de cigarro na lixeira? É mais fácil ver um disco voador!
eduardo
26/03/2010 - 11h41 | 187.7.101.xxx
Pode parecer estranho para um morador de cidade fomentada pelo fumo, mas fumar hoje, é quase que coisa para marginais! Vivem a margem de tudo e todos, parece que não dão bola, desconhecem, ou se aliam ao "é um vÃcio", alguns fumantes de tão coitados e ignorantes chegam a dizer que não conseguem largar o vÃcio!
Estão adquirindo dosagens de venenos e outros produtos de resultado terrÃvel ao ser humano. Paciência, são doentes, alguns não querem ser tratados. Nenhum deles hoje, tem direito de conviver em fumódromos com funcionários de bares ou restaurantes! Não consigo enxergar nenhum direito a um fumante! Pode parecer radical demais, mas acredito que, fumantes em filas de transplantes, deveriam ceder lugar SEMPRE a não fumantes! Um não fumante, nunca atentou contra a própria vida, ou pior, tentou atacar outras pessoas fumando próximo! Só posso lamentar, mas nem pena, um fumante merece! Talvez, uma prece, para ver se acorda para o erro que comete/cometeu!