Portal Gaz - Notícias - Esportes - Entretenimento - Santa Cruz do Sul - Vale do Rio Pardo

Gazeta do Sul - Gazeta da Serra - Rádio Gazeta - Gazeta FM - Gazeta AM - Rádio Rio Pardo - Viavale - Fundação Gazeta AgroBrasil

|
Buscar:
Previsão do tempo
Min: 15º   Max: 27º
Previsão Completa
Avalie
Comente aqui
0
06/02/2010 - 15h30

Inmet diz que calor seguirá intenso

Inmet diz que calor seguirá intenso
Notícias Relacionadas

06/02/2010 - 10h00
Risco é de colapso

Brasília - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o calor continue intenso nas regiões Sul e Sudeste do País nos próximos dias. O órgão prevê temperaturas elevadas principalmente no Rio Grande do Sul, em torno de 41 graus, e São Paulo, com 38 graus.

Segundo a meteorologista do Inmet Maria das Dores de Azevedo, a intensidade do calor tem causas naturais e ocorre por causa da incidência direta do sol no Hemisfério Sul no período de dezembro a janeiro.

“O calor é devido ao sol no Hemisfério Sul. Fica mais aquecida a parte aqui do Brasil, principalmente regiões Sul e Sudeste do País, provocando essas altas temperaturas. A incidência de calor é muito maior nessa época do ano, entre dezembro e janeiro, provocando essas massas de ar quente na região.”

A meteorologista ressaltou que a intensa urbanização também é fator importante na incidência de calor, principalmente nas capitais. “A urbanização é a principal culpada nas grandes capitais. Devido ao asfalto e aos prédios, as correntes de ar já mudam. Então o aquecimento é bem maior”, frisou.

De acordo com Maria das Dores, não há provas de que o aquecimento global seja responsável pela alta nas temperaturas, já que calores intensos foram registrados em outros anos nessa mesma época.

“No Rio de Janeiro, onde a temperatura atingiu 40,9 graus na quinta-feira, já chegou a 40,5 graus nas médias históricas. A gente não pode culpar o aquecimento global, porque isso já ocorreu e está ocorrendo agora de novo. Por enquanto não há nenhuma prova de que esse calor tem como causa o aquecimento global.” (ABr)

BUSCA POR REFRESCO

O calor excessivo registrado na primeira semana de fevereiro afetou a maioria dos municípios do Rio Grande do Sul. Porto Alegre foi a capital mais quente do Brasil na última quarta-feira, teve a temperatura mais alta em 35 anos e a maior temperatura máxima desde 1910. Em Santa Cruz do Sul, os termômetros marcaram máximas de 42 graus na Avenida do Imigrante, quase batendo o recorde de 42.3 graus de janeiro de 1929. A sensação térmica aumentou mais ainda o desconforto, que pode ser explicada pela alta umidade associada a ventos de fraca intensidade, obrigando a população a se refugiar em locais refrigerados. Com tanto calor, a procura por aparelhos de ar-condicionado e ventiladores cresceu significativamente nas lojas especializadas. Na Afubra da Marechal Floriano, o estoque ficou praticamente zerado e a reposição somente deve ocorrer no fim do mês.



fonte: Jornal Gazeta do Sul
Comentários anônimos NÃO serão publicados.
Deixe seu Comentário

Os comentários são submetidos a uma moderação. O Portal Gaz reserva-se ao direito de não publicar comentários com ofensas pessoais e palavras e/ou expressões de baixo calão. O objetivo deste espaço é debater o tema da notícia, preferencialmente com um caráter propositivo.

Nome:
E-mail:
Telefone:

Qual é o plural da palavra "caneta"? [ 7 letras ]



(0/300)
Comentário:


Gazeta Grupo de Comunicações
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações