Portal Gaz - Notícias - Esportes - Entretenimento - Santa Cruz do Sul - Vale do Rio Pardo

Gazeta do Sul - Gazeta da Serra - Rádio Gazeta - Gazeta FM - Gazeta AM - Rádio Rio Pardo - Viavale - Fundação Gazeta AgroBrasil

|
Buscar:
Previsão do tempo
Min: 15º   Max: 27º
Previsão Completa
Avalie
Comente aqui
0
06/03/2010 - 19h45

Governo do Chile diz que há apenas uma cidade isolada por causa dos tremores de terra e tsunamis

Governo do Chile diz que há apenas uma cidade isolada por causa dos tremores de terra e tsunamis
Foto: ABr/Vladimir Platonow

Uma semana depois do pior terremoto dos últimos 50 anos, o Chile tenta reconstruir parte do país destruído. O subsecretário do Interior, Patrício Rosende, fez um balanço das consequências dos abalos sísmicos e tsunamis registrados no país desde o último sábado, 27. Segundo ele, o único local do país que ainda está isolado é Tubul Cove - na província de Arauco. Mas ele afirmou que o Ministério das Obras Públicas intensifica o trabalho de reconstrução de pontes e estradas.

Oficialmente, 279 morreram e 327 pessoas foram presas por envolvimento em tumultos. Para evitar o agravamento das tensões nas áreas atingidas, o governo decretou toque de recolher em várias cidades.

Segundo Rosendo, em relação à segurança pública, o país está em ordem. Nas últimas 24 horas, houve apenas alguns registros de protestos pacíficos solicitando o restabelecimento do fornecimento de eletricidade.

O subsecretário afirmou que o esforço é para garantir a distribuição de alimentos para as vítimas. De acordo com ele, cerca de 250 mil pessoas recebem diariamente três refeições doadas pelo governo federal com apoio das autoridades estaduais e municipais, além de entidades civis.

SAÚDE

Na tentativa de evitar epidemias, o Ministério da Saúde lançou campanhas de vacinação contra hepatite A e tétano nas áreas atingidas pelos terremotos e tsunamis. Paralelamente foram instalados hospitais de campanha para os atendimentos de emergência.

Apenas na região que vai de Valparaíso a Araucanía – uma das mais afetadas pelos fenômenos naturais -, há 13 hospitais de campanha em funcionamento. De acordo com ele, há capacidade para o atendimento de emergência de 400 pessoas por dia, mais sete leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), centro cirúrgico, laboratório e unidade de diálise, além do apoio de 47 profissionais.

De acordo com Rosendo, o abastecimento de água se restaura de forma gradual, na região de Valparaíso. De forma semelhante, a telefonia móvel e fixa nas áreas de Valparaíso e metropolitana de Santiago voltam à normalidade.



fonte: Agência Brasil
Comentários anônimos NÃO serão publicados.
Deixe seu Comentário

Os comentários são submetidos a uma moderação. O Portal Gaz reserva-se ao direito de não publicar comentários com ofensas pessoais e palavras e/ou expressões de baixo calão. O objetivo deste espaço é debater o tema da notícia, preferencialmente com um caráter propositivo.

Nome:
E-mail:
Telefone:

Qual é a sigla do estado do Paraná? [ 2 letras ]



(0/300)
Comentário:


Gazeta Grupo de Comunicações
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações