Portal Gaz - Notícias - Esportes - Entretenimento - Santa Cruz do Sul - Vale do Rio Pardo

Gazeta do Sul - Gazeta da Serra - Rádio Gazeta - Gazeta FM - Gazeta AM - Rádio Rio Pardo - Viavale - Fundação Gazeta AgroBrasil

|
Buscar:
Previsão do tempo
Min: 20º   Max: 36º
Previsão Completa
Avalie
Comente aqui
0
10/03/2010 - 07h34

Santa Cruz do Sul poderá ganhar mirante astronômico

Santa Cruz do Sul poderá ganhar mirante astronômico
Foto: Lula Helfer

O projeto de construção de um mirante astronômico no Morro da Cruz é mais um dos argumentos usados pela secretária de Turismo, Esporte e Lazer de Santa Cruz do Sul, Marla Hansen, para inserir o município na Rota das Gemas & Joias. Independente dos meios, segundo ela, os fins serão benéficos para grupos que estudam as áreas de ufologia, astrofísica e ciências correlatas, bem como para o público de forma geral.

Inicialmente chamada de Mirante Astronômico de Santa Cruz do Sul (Mira), a obra foi proposta pelo Núcleo de Estudos Ufológicos (Neus) da cidade. O grupo criado há quatro anos reúne cinco membros e vários interessados.

Segundo um dos mentores do projeto, o publicitário Rafael Amorin, a construção é de extrema importância não somente para os ufólogos, mas também para as demais áreas que estudam – e gostam – do firmamento. “Percebemos que há interesse, inclusive entre simples apaixonados pelo céu e não somente estudiosos“, comenta.

O professor de Astronomia da Univates, o físico Werner Haetinger, acredita que o mirante, além de ótima ideia, será ponto de referência para debates e estudos na área. “O Morro da Cruz é o melhor local para se fazer observações em Santa Cruz do Sul. Mesmo a olho nu é possível perceber movimentos de planetas, passagens de cometas e chuva de meteoros, dentre outros“, afirma.

PALCO DE "FENÔMENOS"

O Morro da Cruz é considerado um ponto estratégico para vigílias e observações celestes. Foi sobre ele que, em 1998, uma pessoa gravou um suposto objeto voador não identificado (Ovni) por 20 minutos no céu de Santa Cruz do Sul. O vídeo foi avaliado por profissionais de renome, sendo considerado autêntico. O fato é contestado, porém, pela própria autora do material, que atribui a “aparição“ a outro tipo de força. O vídeo pode ser obtido no arquivo do Núcleo de Estudos Ufológicos de Santa Cruz, para o qual será destinada uma sala no Ginásio Poliesportivo.

ADEQUAÇÃO

Por enquanto, a construção do mirante é apenas uma ideia, pois há necessidade de adequação do projeto arquitetônico. “Recebi pronto e já contatei a nossa arquiteta para saber da possibilidade e dos custos, que deverão girar em torno dos R$ 40 mil“, explica a secretária Marla Hansen.



fonte: Jornal Gazeta do Sul
Comentários anônimos NÃO serão publicados.
Deixe seu Comentário

Nome:
E-mail:
Telefone:

Qual é a sigla do estado de Roraima? [ 2 letras ]



(0/300)
Comentário:


Gazeta Grupo de Comunicações
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações