Portal Gaz - Notícias - Esportes - Entretenimento - Santa Cruz do Sul - Vale do Rio Pardo

Gazeta do Sul - Gazeta da Serra - Rádio Gazeta - Gazeta FM - Gazeta AM - Rádio Rio Pardo - Viavale - Fundação Gazeta AgroBrasil

|
Buscar:
Blogs:   Bailão 101  |  Gadget Mac  |  Editora Gazeta  |  Digestivo  |  Expresso 101
Previsão do tempo
Min: 4º   Max: 14º
Previsão Completa
Rio Grande do Sul

15/03/2010 - 09h53

Porto de Rio Grande registra crescimento de 35,4% no bimestre

O Porto de Rio Grande fechou o primeiro bimestre de 2010 com crescimento de 35,4% em comparação com igual período do ano anterior. Ao todo foram importados e exportados 3,2 milhões de toneladas, contra 2,3 milhões de toneladas obtidos em 2009. A maior movimentação foi registrada no embarque de cargas que totalizaram 1,8 milhão de toneladas, com alta de 16,3%. Os desembarques somaram 1,3 milhão de toneladas, com aumento expressivo de 75,2%.

As movimentações de carga geral (+38,9%), granéis líquidos (+9%) e granéis sólidos (+44,8%) tiveram crescimento. Na área de granéis sólidos, o destaque ficou com os embarques de cereais que obtiveram alta de 451,7%, passando de 124,7 mil toneladas em 2009 para 688,5 mil toneladas em 2010. Nessa área, o maior volume foi registrado no embarque de trigo que atingiu 310 mil toneladas (+201%). Também registraram incremento as movimentações de farelos de soja (+5.142,1%), arroz (+689,8%) e óleo de soja (+330,8%). A soja em grão (2,9 mil toneladas) e o milho (59 mil toneladas) registraram movimentação este ano, enquanto no primeiro bimestre de 2009 não houve operação dessas cargas.

Os desembarques de cereais não seguiram a mesma tendência e fecharam o bimestre com baixa de 82,5% (129,6 mil toneladas). Apenas o arroz registrou movimento positivo com 94 mil toneladas enquanto que em igual período do ano passado não houve movimentação desse produto. Tiveram queda a soja em grão (-94,9%), o óleo de soja (-92,7%), o farelo de soja (-81,4%) e o Trigo (-74,2%).

A movimentação de contêineres fechou o primeiro bimestre do ano com a maior movimentação da história do porto rio-grandino para o período. Ao todo foram movimentados 100.952 Teu´s (unidade equivalente a contêineres de 20 pés), com alta de 24,5%. Embarcações teve incremento de 9,3%. No longo curso foram contabilizadas 194 embarcações (+2,6%). Na cabotagem, o incremento foi de 51,6% (94 embarcações). Na navegação interior, o crescimento foi menor 0,6%, atingindo 157 embarcações.

Avalie esta informação:
R1 R2 R3 R4 R5
publicado por: Luana Rodrigues

fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Comentários anônimos NÃO serão publicados.
Compartilhe esta notícia Deixe seu comentário Assine a newsletter Indique esta Notícia
Deixe seu Comentário

Nome:
E-mail:
Telefone:

Qual é a sigla do estado onde se encontra a cidade de Porto Alegre? [ 2 letras ]



(0/300)
Comentário:


Indique esta Notícia

Seu Nome .:
Seu E-mail .:
Nome do Amigo .:
E-mail do Amigo .:

Qual é a sigla do estado de Minas Gerais? [ 2 letras ]




Comentário .:




Gazeta Grupo de Comunicações
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações