Portal Gaz - Notícias - Esportes - Entretenimento - Santa Cruz do Sul - Vale do Rio Pardo

Gazeta do Sul - Gazeta da Serra - Rádio Gazeta - Gazeta FM - Gazeta AM - Rádio Rio Pardo - Viavale - Fundação Gazeta AgroBrasil

|
Buscar:
Previsão do tempo
Min: 20º   Max: 36º
Previsão Completa
Avalie
Comente aqui
0
31/07/2010 - 12h16

IBGE começa a contar os brasileiros

IBGE começa a contar os brasileiros

A partir de segunda-feira, todos os domicílios receberão a visita de um recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O início oficial do Censo 2010 será neste domingo, mas o trabalho de campo começa na prática um dia depois. Os moradores de apartamentos e casas no centro das cidades, dos bairros da periferia e das localidades mais distantes em regiões de difícil acesso, todos sem exceção, serão entrevistados até o fim de outubro. Nesta sexta-feira, a agência do órgão em Santa Cruz do Sul ainda trabalhou no recebimento da documentação dos contratados para fazer o trabalho na região e na definição dos setores censitários onde alguns irão atuar. Também a maior parte dos coletes de identificação deve chegar até segunda-feira.

O chefe da agência do IBGE de Santa Cruz, Solon Wagner dos Santos, afirma que a partir de segunda-feira os recenseadores irão para a rua, munidos de colete com identificação, boné e o computador de mão. A abertura do recenseamento no município acontecerá com a entrevista simbólica com a prefeita Kelly Moraes, às 11 horas, em seu gabinete.

O IBGE se prepara há mais de três anos para receber as informações prestadas pela população, seja por meio das entrevistas realizadas pelos 191.972 recenseadores no Brasil, que visitarão todos os 58 milhões de domicílios brasileiros, seja por intermédio da internet. Quando o morador responder ao recenseador de forma presencial, vai ver que ele anotará seus dados em um dos 220 mil aparelhos PDA (coletor eletrônico de dados) que serão utilizados no Censo 2010. As informações fornecidas serão criptografadas para garantir a segurança e a confidencialidade dos dados.

Após realizar as entrevistas nos domicílios, cada recenseador levará o PDA até um dos 7 mil postos de coleta para transmitir os dados – essa operação deve ocorrer pelo menos uma vez por semana. Chegando ao posto, o recenseador conecta seu aparelho em um notebook instalado no local, por meio de um cabo USB, e transmite as informações. O responsável pelo posto de coleta, após receber as informações coletadas por vários recenseadores, reúne esses dados e os transmite ao Sistema Central de Processamento do IBGE. A previsão é que eles enviem esses dados diariamente. A transmissão será pela internet e, dependendo do local, poderá utilizar conexão de banda larga; modens 2G/3G, ou até mesmo satélites, por meio de antenas fixas ou móveis: tudo de maneira criptografada.



fonte: Jornal Gazeta do Sul
Comentários anônimos NÃO serão publicados.
Deixe seu Comentário

Nome:
E-mail:
Telefone:

Qual é a sigla do estado do Rio Grande do Sul? [ 2 letras ]



(0/300)
Comentário:


Gazeta Grupo de Comunicações
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações