Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

GAZETA EXPLICA

VERIFICAMOS: áudio sobre Exército nas ruas de Santa Cruz é falso

Circula em grupos de WhatsApp de Santa Cruz do Sul nas últimas horas um áudio no qual um suposto integrante do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) afirma que militares irão para as ruas do município. Segundo a gravação, assinada por uma pessoa que se identifica apenas como “Capitão Duarte”, a ação começaria às 8 horas deste sábado, 21, e, devido ao decreto de calamidade pública do governo federal, os militares teriam autorização para prender pessoas que estiverem fora de casa sem justificativa. “Todas as pessoas nas ruas serão abordadas”, diz a gravação.

As informações, porém, são FALSAS e o áudio não deve ser compartilhado. Embora uma portaria publicada essa semana pelos ministérios da Justiça e Saúde autorize a detenção de pessoas que não cumprirem as medidas de isolamento determinadas para conter a pandemia de coronavírus, não há previsão de presença militar nas ruas de Santa Cruz com esse objetivo.

LEIA MAIS:
VERIFICAMOS: imagem que fala em suspensão de aposentadorias é falsa
Áudios que circulam no WhatsApp são falsos
Confira o que é fake e o que não é sobre coronavírus

Publicidade

Em nota, o comandante do 7º BIB, tenente-coronel Fernando Barcellos da Rosa, afirmou que o batalhão está trabalhando para identificar os responsáveis pela gravação e que qualquer informação acerca da atuação do regimento será divulgada pelo próprio comando.

A nota também desmente outro áudio que circula na cidade e que afirma que haveria estocagem de alimentos no quartel.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.