Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Parto

Metade das cesáreas no Brasil é feita com hora marcada, aponta IBGE

Metade dos partos por cirurgia cesariana no Brasil ocorre com dia e hora marcados, informou a Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada nesta sexta-feira, 21, pelo IBGE. A cesárea ainda é superior aos partos normais no País, movimento que é oposto à tendência mundial de só recorrer à intervenção cirúrgica em caso de emergência ou risco para a criança ou a mãe.

De acordo com a pesquisa, 54,7% dos nascimentos ocorridos entre janeiro de 2012 e julho de 2013 ocorreram por meio da cirurgia, enquanto o percentual de partos normais é de 45,3%. A orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que a proporção de partos normais seja de 80% dos nascimentos. Pouco mais da metade (53,5%) das cesáreas em mulheres de 18 a 49 anos são agendadas com antecedência. Desse total, 35,8% ocorrem no SUS (Sistema Único de Saúde) e 74,2% em maternidades privadas. 

O parto normal ocorre após o trabalho de parto, que é a indicação mais natural do corpo humano de que o bebê está completamente desenvolvido e pronto para vir ao mundo. Especialistas afirmam que a cesárea marcada favorece o nascimento de crianças prematuras.

Publicidade

Quase um terço das cesáreas no País ocorrem por indicação médica em função de complicações na gravidez e no trabalho de parto. Por outro lado, 11,8% das cesáreas ocorrem porque a mulher não quer sentir as dores do parto. Percentual semelhantes, de 11,3%, ocorreu por escolha do médico durante o pré-natal.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.