Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Alerta

Cerca de 135 mil pessoas têm HIV no Brasil e não sabem

No Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado neste domingo, 1º, o Ministério da Saúde fez um alerta: 135 mil pessoas no Brasil convivem com o vírus HIV e não sabem.

Na avaliação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, houve ganhos nos últimos anos. “Temos uma epidemia estabilizada em torno de 900 mil pessoas com casos de aids, e podemos observar uma epidemia, principalmente em homens jovens, na faixa etária de 25 a 39 anos”, afirmou.

Segundo os dados apresentados, das 900 mil pessoas com HIV, 766 mil foram diagnosticadas, 594 mil fazem tratamento com antirretroviral e 554 mil não transmitem o HIV.

Publicidade

O balanço aponta ainda que o número de contaminados continua subindo no País: há um ano, eram 866 mil. Somente no ano passado, foram notificados 43,9 mil novos casos. Entre 2014 e 2018, houve aumento na detecção em gestantes – a taxa passou de 2,6 por 100 mil habitantes para 2,9.

LEIA MAIS: Tempo de vida de pessoas com Aids mais que dobra no Brasil

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.