Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Prato do dia

Eu, Gourmet: espetinhos de chicho para fazer junto com as crianças

Aproveitando o tempo das crianças em casa, mais uma atividade de culinária em família pode ser realizada no entorno do fogo e fogão: o chicho das crianças é uma diversão de ser preparado, com supervisão de um adulto para que as crianças possam montá-lo. Já a tarefa de cortar e preparar no fogo cabe ao adulto da casa. E melhor ainda que montar é degustar essa saudável delícia! Acompanhe!

COM O QUE E COMO FAZER

Ingredientes (para 4 pessoas)
l 200g de alcatra ou vazio
l 200g de peito de frango sem pele
l 200g de salsichão
l 100g de bacon
l 1 abobrinha italiana pequena
l 1 pimentão pequeno vermelho
l 2 tomates
l 1 cebola média
l 6 colheres sopa de azeite de oliva
l 1 dente de alho picado
l tomilho, alecrim e ou sálvia
l suco de 1 limão
l sal e pimenta-do-reino moída na hora

Publicidade

Preparo: preparar um molho para temperar os espetinhos colocando numa tigela o azeite de oliva, o alho, os temperos, o suco de limão, o sal e a pimenta. Cortar as carnes em cubos de cerca de 3cm. Fatiar o bacon para acrescentar na montagem dos espetinhos, cortar os tomates em seis partes (deixar com semente e pele). Para o pimentão, abobrinha e cebola ter cuidado para cortar em pedaços semelhantes aos pedaços de tomate. Utilizar aqueles espetinhos de bambu (palitos de cerca de 20 cm que se compra em qualquer supermercado) para montar. Preparar o xixo espetando um pouco de cada coisa até preenchê-los. Temperar com o molhinho e levar à brasa da churrasqueira por cerca de 15 a 20 minutos, virando algumas vezes. Servir.

Confira receitas, crônicas e dicas de vinhos acessando o blog www.eu-gourmet.com

LEIA TAMBÉM: Eu, Gourmet: veja como fazer deliciosos potinhos de siri

VOCÊ SABIA?

Publicidade

Quanto ao nome “chicho”, não se sabe ao certo sua origem, mas supõe-se que tenha surgido como corruptela da palavra “salsicho”, como denominavam os pedaços de carne que iam sobrando. Aos poucos, foi sendo abreviado para o termo popular. O surgimento teria sido em festas da Catedral de União da Vitória no Paraná, lá na década de 1950.
Durante a preparação e seleção das carnes, os churrasqueiros retiravam as bordas irregulares de cada peça de carne. Com isso, ficavam de lado pequenos pedaços, que depois eram espetados em espetinhos de madeira e assados.

FALA, BACO

Para quem se acostumou com a coloração quase rosé dos Gamays e seu caráter mais leve e muitas vezes despercebido, este rótulo da nova linha da Miolo chamado Miolo Wild Gamay Nouveau 2020 – da região da Campanha Gaúcha – muda e supera qualquer conceito! E é o primeiro tinto da histórica e espetacular safra 2020 do vinho brasileiro a ocupar as gôndolas.
Possui coloração rubi com nuances violáceas. Untuoso e vibrante na taça. Palheta de aromas plena e agradável, que traz cereja, morango, groselha, goiaba e tutti-frutti, além de floral com jasmim, hibiscos, funcho e violetas. Frescor e mineralidade e toque lácteo no final. Boca agradabilíssima, redonda, fresca e frutada. Açúcar mascavo e goiaba retornando. Ótima persistência e acidez na medida. Elaborado com leveduras selvagens e isento de sulfitos, ou seja, além de muito bom, natureba!

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Eu, Gourmet: peixe no leite de coco

Acompanhou muito bem um Bacalhau à Gomes de Sá Tupiniquim, mas vai bem também com carnes brancas e molhos leves, queijos moles e semiduros, frutos do mar em molhos que levam tomates e preparados em azeite de oliva! Aprovadíssimo!

Possui 12,5% de graduação alcoólica, e o ideal é ser degustado refrescado na temperatura de 12 graus.

Você encontra os vinhos gaúchos na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665, whatsapp (51) 98416.6407 e site www.weinhaus.com.br – e que, neste período de restrições pelo Covid-19, possui serviço de telentrega de vinhos a domicílio, confira!

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.