Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PARA O FRIO

Eu, Gourmet: aprenda a preparar o creme de feijão branco

Foto: Emerson Haas

Eis que a época de sopas, caldos e cremes chegou. E com ela, as receitas destas gostosuras respingam pelas panelas e levam aos pratos fundos calor, sabor e energia para aguentar o termômetro baixar. Confira esta ótima receita do creme de feijão branco.

COM O QUE E COMO FAZER*

Ingredientes
(para 4 pessoas)
● 200 g de feijão branco lavado, escorrido e cozido
● 1 cebola picadinha
● 2 dentes de alho picados
● 1/4 xícara de azeite de oliva
● 1 ramo grande de alecrim fresco
● 500 ml de caldo de galinha
● Pimenta preta e sal a gosto
● Bacon e alecrim para decorar

Preparo: Em uma panela aqueça o azeite e adicione as cebolas e o alho e refogue. Junte o feijão, o caldo de galinha, o alecrim, o sal e a pimenta. Deixe ferver e cozinhe por cerca de 30 minutos. Use um processador para bater o caldo ou coloque tudo no liquidificador para fazer o creme até ficar homogêneo. Corrija o tempero e sirva, podendo cobrir com bacon crocante preparado na frigideira.

Publicidade

Confira receitas, crônicas e dicas de vinhos acessando o blog www.eu-gourmet.com.

LEIA TAMBÉM
Eu, Gourmet: aprenda a preparar o creme de manga com coco
Eu, Gourmet: o risoto de cordeiro com provolone

VOCÊ SABIA

Considerado o ingrediente símbolo da gastronomia brasileira, o feijão participa normalmente de pelo menos uma das nossas principais refeições diárias. E o feijão branco começou a ocupar o mundo fitness, pois além de saboroso, pode ajudar a emagrecer e traz diversos benefícios para o organismo. É fonte de fibras, proteínas, flavonoides (substâncias antioxidantes), vitaminas do complexo B, ferro, zinco, magnésio e cálcio. Reduz a absorção de carboidratos; ajuda na prevenção de diabetes; auxilia no funcionamento do intestino; contribui para a boa circulação sanguínea; fortalece os ossos; auxilia na formação de massa magra e contribui para o sistema imunológico.

Publicidade

FALA BACO

A Pizzato foi uma das primeiras vinícolas a cultivar a casta Tannat – ícone da viticultura uruguaia – na Serra Gaúcha, lá em meados da década de 80. Esta cepa francesa denota um séquito de apreciadores, pois é uma das uvas mais tânicas entre as tintas. Desde 2005 é engarrafado e faz parte da linha da vinícola de Bento Gonçalves. O Pizzato Fausto Tannat 2015 é um vinho de coloração rubi violáceo e aromas frutados, com groselha, amora e framboesa, floral (violetas) e com toque terroso, com palato de acidez ótima, frutada e mentol, com médio corpo, ampla persistência e agradável retrogosto.

Este vinho amadurece em barris de carvalho francês de terceiro uso ou mais por cerca de dez meses. Vai bem na companhia de picanha e costela na brasa, feijoada, queijos duros e codorna ao molho escuro. Possui 13% de graduação alcoólica e o ideal é ser degustado refrescado na temperatura de 16 a 18 graus.

Você encontra os vinhos da Pizzato na Wein Haus, loja especializada em vinhos localizada na Rua João Pessoa, 895, em Santa Cruz do Sul. Telefone (51) 3711 3665, WhatsApp (51) 98416 6407 e site www.weinhaus.com.br. Neste período de restrições pela Covid-19, possui serviço de telentrega de vinhos em domicílio. Confira!

Publicidade

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.