Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FAKE NEWS

Parceria para vacina contra a Covid-19 não foi firmada por Doria no ano passado

Foto: Agência Brasil

Vídeo postado no YouTube distorce declarações do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), ao apontar que ele teria negociado a vacina contra o novo coronavírus antes do início da pandemia. A verificação foi feita pelos jornais Gazeta do Sul e O Estado de São Paulo e pelo portal Uol, por meio do Projeto Comprova.

Segundo o vídeo, Doria teria “confessado”, durante uma coletiva no último dia 11, que o acordo entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac Biotech para testes na produção de vacina contra a Covid-19 começou a ser discutido em agosto de 2019, quando ainda não havia registro da doença. Os primeiros casos do novo coronavírus na China foram registrados em dezembro.

Um dos letreiros no vídeo diz: “Doria visitou a China em agosto do ano passado. O vírus só chegou ao Brasil no final do mês de janeiro de 2020”. Já na legenda, o perfil acrescenta: “Essa é mais uma prova de que tudo foi orquestrado”.

Publicidade

LEIA MAIS: Projeto Comprova inicia terceira fase com 28 veículos de comunicação


No entanto, o conteúdo original mostra que, em nenhum momento, Doria afirmou que a assinatura do acordo ocorreu no ano passado. O governador fez apenas uma referência à Missão China, não relacionada à pandemia da Covid-19, realizada em agosto, quando uma comitiva do Instituto Butantan visitou a sede da Sinovac, entre outros compromissos.

Confira a verificação completa no site do Projeto Comprova.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: VERIFICAMOS: tabela que compara mortes por Covid-19 a outras doenças é falsa

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.