Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PRATO DO DIA

Aprenda a preparar a maminha empanada em farinha de funghi secci

Maminha empanada em farinha de funghi secci

Pandemia na nossa volta e nada melhor que preparar um prato um pouquinho mais elaborado – mesmo que rusticamente – em casa na companhia daqueles de que gostamos. E a receita de hoje usa carne vermelha e farinha de cogumelo desidratado – o funghi secci –, ideal na companhia de um bom vinho tinto louco para sair da adega! Confira!

LEIA MAIS: A salada de radicchio mediterrânea

COM O QUE E COMO FAZER

Publicidade

Ingredientes:
(para 2 pessoas)
● 600g de maminha
● 100g de funghi secci (cogumelos desidratados)
● Sal e pimenta a gosto
● Óleo para fritar
● 200g de batata branca
● 100ml de leite
● 50g de queijo gorgonzola
● Uma colher de sopa de manteiga
● Sal e pimenta a gosto
● Pitada de noz-moscada
● Folhas de alecrim para decorar

Preparo: distribuir o funghi secci em uma bandeja e levar ao forno preaquecido por dez minutos a uma temperatura baixa, tipo 150 graus, apenas para tirar a umidade e dar uma rápida secada no cogumelo, que já é desidratado. Tirar do fogo, colocar em um processador e bater para triturar até formar um pó. Peneirar esse pó, que será usado como farinha e reservar. Limpar uma peça de maminha. Temperar com sal e pimenta-preta moída na hora. Dispor a farinha de funghi numa bandeja e empanar a peça por todos os lados. Bater o excesso e deixar descansar na geladeira por 30 minutos. Enquanto isso, preparar o purê de batata para acompanhar, cozinhando as batatas brancas, tirando a casca e esmagando tudo dentro de uma tigela. Em separado, aquecer o leite com o gorgonzola ralado dentro, a manteiga e os temperos. Usar esse molho para terminar o purê mexendo vigorosamente. Aquecer um fio de óleo em uma frigideira antiaderente e passar a maminha empanada na farinha de funghi. Cerca de três minutos de cada lado. A coloração ficará marrom forte, mas não significa que está queimado, é a farinha tostando. Levar ao forno preaquecido a 200 graus por 20 minutos. Cortar em fatias de cerca de 4 cm de largura e servir acompanhado do purê e folhas de alecrim.

Confira receitas, crônicas e dicas de vinhos acessando o blog www.eu-gourmet.com

LEIA MAIS: Eu, Gourmet: o risoto de cordeiro, pinhão e arroz integral

Publicidade

FALA, BACO
Don Guerino Origine

A uva Teroldego é uma casta tinta da região do extremo norte de Trento, no nordeste da Itália. Seu cultivo é datado da metade do século XIX. Estudos baseados no seu DNA atestaram que a Teroldego é “irmã” da Dureza (uva extinta que é “mãe” da Syrah!). Trata-se de um fruto de cor roxa escura e cascas firmes e que produz vinhos encorpados e com acidez e amargor característicos.

Além da Itália, Estados Unidos, Austrália e Brasil elaboram vinhos com esta casta. Os imigrantes italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul, ao final do século XIX e são originários do Trento, tornaram a Serra Gaúcha o berço dos vinhos elaborados com a Teroldego e com os enólogos da nova geração resgatando-a como o que ocorre na vinícola gaúcha Don Guerino, de Alto Feliz, que produz o Don Guerino Origine 1880 Teroldego 2018.

Publicidade

É um vinho de linda coloração rubi violáceo e expõe aromas de frutas maduras (ameixa, cereja e mirtilo), chocolate, café, especiarias e leve defumado. Em boca é muito cômodo e agradável de beber, com equilíbrio e taninos suaves como a casta sugere. Possui médio corpo e ampla persistência.

Harmoniza com carnes vermelhas em variados preparos de cocção, massas com molhos condimentados, legumes na brasa, lasanha de berinjela e queijos médios. 50% do vinho estagia 6 meses em carvalho francês e americano. Possui 13,5% de graduação alcoólica e o ideal é ser degustado na temperatura de 18ºC.

Você encontra os vinhos Don Guerino na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665, tele-entrega pelo (51) 98416.6407 e site www.weinhaus.com.br.

Publicidade

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

POR AÍ…

A ação liderada pela Associação Brasileira do Vinho (ABE), alusiva ao Dia do Vinho Brasileiro, está avançando Brasil afora. A cada dia, mais pessoas compartilham por meio de vídeos suas lindas e emocionantes histórias com a bebida. Devido ao sucesso da iniciativa, a entidade resolveu prorrogar por mais 15 dias a ação que vai premiar o vencedor do sorteio com vinho por um ano inteiro. Serão 12 caixas, uma por mês, totalizando 72 garrafas de 26 regiões produtoras brasileiras. Para participar é necessário postar um vídeo de um minuto no próprio Instagram, com a #euamovinhobrasileiro, e seguir o Insta @associacaobrasileiradeenologia. O sorteio será no dia 20 de julho. Além de uma pessoa ganhar vinho por um ano inteiro, outras quatro terão o privilégio de participar da Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2020, a maior degustação de uma safra do mundo. A ABE vai conceder o ingresso, anualmente tão disputado, para os quatro vencedores. O evento será no dia 7 de novembro, em Bento Gonçalves.

LEIA TAMBÉM: Eu, Gourmet: ovos estalados em creme de leite caramelizado

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.