Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Alerta

Brasil registra três mortes por síndrome infantil possivelmente ligada à Covid

Foto: Pixabay

Uma síndrome rara possivelmente relacionada à Covid-19 e que ocorre em crianças e adolescentes já causou a morte de três pessoas no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Até julho, 71 casos tinham sido registrados nos Estados do Ceará (29), Rio de Janeiro, (22), Pará (18) e Piauí (2). Os três óbitos foram no Rio de Janeiro. Na semana passada, a pasta informou que está monitorando a nova doença. Já a Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP) divulgou uma nota de alerta para que a notificação seja obrigatória.

Descrito como síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P), o quadro pode afetar crianças de sete meses a adolescentes até 16 anos, segundo o ministério, e pode ser uma reação grave e tardia à infecção pelo novo coronavírus.

LEIA MAIS: Ministério da Saúde monitora síndrome associada à Covid-19 em crianças

Publicidade

Os primeiros relatos de um conjunto de sintomas pouco comum foram vistos na Europa, no final de abril, quando os serviços de saúde do Reino Unido e da França reportaram alguns casos. No começo de maio, teve-se notícia de 15 crianças hospitalizadas em Nova York, nos Estados Unidos. Atualmente, há relatos de mais de 300 casos em todo o mundo.

Embora a maioria dos casos registrados no Brasil esteja associada a exames laboratoriais que diagnosticaram infecção atual ou recente pelo novo coronavírus, o ministério ressalta que ainda não há confirmação de causa e efeito. A pasta destaca que as ocorrências são raras diante do número maior de crianças e adolescentes que evoluíram bem após contrair o vírus.

Em 7 de agosto, a SBP divulgou uma nota de alerta para reforçar a necessidade de notificação obrigatória da síndrome em todo o País. “As crianças e adolescentes que manifestam a SIM-P são habitualmente saudáveis, mas podem apresentar alguma doença crônica preexistente, particularmente doenças imunossupressoras”, dizem os especialistas que elaboraram o documento.

Publicidade

LEIA MAIS: Como abordar o coronavírus com crianças? Especialistas dão dicas

Sintomas

Logo no início das notificações em outros países, os sintomas relatados foram associados aos da síndrome de Kawasaki, uma inflamação sistêmica de causa ainda conhecida e mais comum na Ásia. Febre, dor de garganta, conjuntivite, manchas no corpo, vermelhidão na sola dos pés e na palma das mãos são alguns sinais relatados. A principal complicação é a ocorrência de aneurismas na artéria coronária, que se não for tratada adequadamente pode levar à morte.

Publicidade

Efeitos do coronavírus em crianças e adolescentes também têm despertado interesse de gestores, pressionados para decidir sobre retomada de aulas presenciais. Pesquisas preliminares mostram que as crianças se infectam de forma menos grave e transmitem menos a doença, mas há registros de países com alta de infecções após reabrirem colégios, como Israel. Já na Suécia estudos indicam que a volta às escolas não resultou em maior contágio.

No campo educacional, a falta de aulas em classe têm criado prejuízos à aprendizagem e ao desenvolvimento, perda do convívio social, problemas de saúde mental ou nutricionais.

LEIA MAIS
Coronavírus: como falar da importância da higiene com as crianças

COMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.