Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Pesquisa de Harvard

Covid-19: crianças têm alta carga viral e podem ser mais infecciosas

Foto: Pixabay

As crianças possuem alta carga viral do novo coronavírus e podem ser mais contagiosas do que adultos, inclusive aqueles internados em unidades de terapia intensiva (UTI), aponta um estudo da Escola Médica Universidade de Harvard (EUA). De acordo com a pesquisa, o potencial de disseminação do vírus entre os mais jovens tem sido subestimado desde o início da pandemia.

O estudo, publicado na revista Journal of Pediatrics, apontou o quão infecciosas as crianças, mesmo aquelas sem sintomas, podem ser. “Ao contrário do que acreditávamos, com base nos dados epidemiológicos, as crianças não são poupadas desta pandemia”, disse Alessio Fasano, diretor do Centro de Pesquisa de Biologia e Imunologia do Hospital Geral de Massachusetts e um dos autores do novo estudo.

A pesquisa envolveu 192 pessoas com idades entre 0 a 22 anos que estavam em unidades de atendimento de urgência por suspeita de Covid-19. Quarenta e nove delas – um quarto do total – testaram positivo para o vírus. Outras 18 foram incluídas no estudo após serem diagnosticadas com síndrome inflamatória multissistêmica, uma doença grave relacionada à Covid que pode se desenvolver várias semanas após uma infecção.

Publicidade

LEIA MAIS
Brasil registra três mortes por síndrome infantil possivelmente ligada à Covid
Ministério da Saúde monitora síndrome associada à Covid-19 em crianças

Fasano e colegas do Massachusetts General e do Hospital Pediátrico MassGeneral, de Boston, descobriram que as crianças infectadas têm um nível significativamente mais alto de vírus nas vias aéreas – esta parte do corpo é um dos principais vetores transmissão – do que os adultos hospitalizados em UTI para tratamento da Covid-19. Os altos níveis virais foram encontrados em bebês e adultos jovens, embora a maioria dos participantes tivesse entre 11 e 17 anos.

Os autores sugerem que outros cientistas se equivocaram ao analisar a evolução epidemiológica da pandemia sob a perspectiva sintomática da doença. Acreditava-se que o número reduzido de receptores do coronavírus – a chamada proteína ACE2, pela qual a proteína spike do Sars-CoV-2 entra nas células humanas – nas crianças levaria a uma menor carga viral, mas o estudo de Harvard derruba essa ligação e alerta que elas podem ser mais contagiosas independentemente da suscetibilidade à Covid-19.

Publicidade

Segundo Fasano, como a maioria das crianças infectadas com o novo coronavírus tem sintomas muito leves, elas foram amplamente negligenciadas como um grupo demográfico nos estágios iniciais da pandemia.

“Existem alguns dados conflitantes sobre o grau em que as crianças podem ser contagiosas”, disse a Dra. Marybeth Sexton, professora assistente de doenças infecciosas da Escola de Medicina da Emory University em Atlanta, que não participou do estudo. “Esta é mais uma evidência de que podemos ver as crianças como fontes de infecção.” Ela acrescentou que pesquisas mais extensas são necessárias.

LEIA TAMBÉM: Quais são os sintomas mais frequentes de quem teve resultado positivo na região

Publicidade

Risco da volta às aulas

Desde o início do segundo semestre de 2020, a volta às aulas intensificou-se como centro da discussão da pandemia no Brasil e no mundo. Os pesquisadores do estudo, no entanto, apontam o risco de as crianças retornarem às salas tendo em vista os resultados do novo estudo.

LEIA MAIS
VÍDEO: Cpers promove manifestação contra a volta às aulas na rede estadual
OMS alerta que volta às aulas só pode ocorrer com rastreamento de contatos
Possível retorno das aulas presenciais divide opiniões

Eles questionam se a reabertura de escolas, mesmo com protocolos sanitários rigorosos, vale o risco para alunos, famílias e educadores. “Quanto mais entendemos, mais isso aponta que ninguém é poupado nesta pandemia”, pontua Fasano.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.