Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Pandemia

Imunidade de rebanho deve ser atingida somente com 65% de infectados, diz OMS

Foto: Andréa Rêgo Barros

A cientista chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, afirmou nesta quinta-feira, 27, que a taxa de pessoas infectadas necessária para atingir a imunidade de rebanho para Covid-19 deve ser de 65% a 70%.

Soumya explicou que, além da imunidade coletiva levar muito tempo para ser atingida, somente de 5% a 10% da população mundial foi exposta ao novo coronavírus até agora, em média.

LEIA MAIS: OMS diz que imunidade de rebanho não é ‘salvação’ da pandemia

Publicidade


O número pode ser maior em cidades de transmissão intensa. “Nenhuma doença foi controlada somente por permitir a imunidade natural ocorrer”, declarou a cientista chefe durante coletiva de imprensa.

Ela destacou que o número é uma estimativa e estudos ainda estão sendo conduzidos para estabelecer a taxa exata mas, em geral, quanto mais transmissível a doença, maior a proporção.

LEIA MAIS: Buscar imunidade de rebanho teria custo imenso, em vidas e na economia, diz Opas

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.