Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Clima

Primavera chega nesta terça sob influência do fenômeno La Niña

Foto: Rafaelly Machado

Mês de setembro foi bastante úmido no início, mas terá tempo seco nos primeiros dias da nova estação

A primavera, que começa nesta terça-feira, 22, às 10h31, terá influência do fenômeno climático La Niña. Com isso, a nova estação, que vai até 21 de dezembro, deverá ser mais quente e com menos chuva. As previsões foram divulgadas pela MetSul Meteorologia, que prevê a possibilidade de episódios curtos de frio e geada nesta primeira semana.

O ápice do La Niña, causado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico equatorial, deverá ocorrer entre novembro e janeiro. O mês de setembro, que foi bastante úmido nas primeiras semanas, terá clima seco nos próximos dias, como explica a meteorologista Estael Sias. “Esta semana será de tempo seco, e no sábado volta a chover. Teremos finalmente uma janela de tempo associado ao ar gelado que estará presente, com potencial de geada.”

LEIA TAMBÉM: Distribuição de mudas na Gazeta começa nesta segunda

Publicidade


A chuva em outubro será irregular, mais espaçada e com volumes próximos da média histórica, entre 150 e 200 milímetros do Estado. Nos próximos meses, o fenômeno terá influência direta na redução das precipitações na região Sul, o que acende o sinal de alerta para o risco de estiagem. “A partir de novembro começa a secar e a diminuir bastante a chuva, que ficará abaixo da média para o período entre novembro e dezembro. A perspectiva será de estiagens regionalizadas como consequência do La Niña”, afirma.

Com relação à temperatura, segundo Estael, os modelos indicam um período de marcas acima da média em outubro, novembro e dezembro. “O La Niña nesta época favorece a incursão tardia de massas de ar polar que, em geral, têm curta duração. O que não exclui que possamos ter dois ou três dias do mês com temperaturas baixas e até geada.”

LEIA TAMBÉM: Máscara e distanciamento para aproveitar o sol no Centro

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.