Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Mulher

País registra 290 casos de violência doméstica por dia

Foto: Karolina Grabowska / Pexels

Os canais de denúncia de violações de direitos humanos do governo federal receberam 105.821 comunicados de violência contra a mulher ao longo de 2020, o equivalente a 290 casos por dia. As situações foram relatadas por meio do Ligue 180 e do Disque 100, que funcionam durante 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

O balanço foi apresentado ontem pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em uma divulgação conjunta dos dois serviços. Do total de registros, informou a pasta, 72% (75.994) eram sobre violência doméstica e familiar contra a mulher. “De acordo com a Lei Maria da Penha, esse tipo de violência é caracterizado pela ação ou omissão que causem morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico da mulher. Ainda estão na lista danos morais ou patrimoniais a mulheres”, detalhou o ministério.

LEIA TAMBÉM: ‘Há registros diários de violência doméstica’, diz delegada

Publicidade

Outros 28% dos relatos eram referentes à violação de direitos civis e políticos, como condição análoga à escravidão, tráfico de pessoas e cárcere privado. “As denúncias também estão relacionadas à liberdade de religião e crença e ao acesso a direitos sociais como saúde, educação, cultura e segurança”, acrescentou a pasta.

“Os nossos canais funcionam e estão cada vez mais preparados para receber denúncias de mulheres vítimas de violência. Denunciem. Esse ministério está aqui para acolher, para ajudar”, afirmou a ministra Damares Alves.

O ministério informou que as denúncias de violência contra a mulher representam cerca de 30% de todas as encaminhadas pelo Disque 100 e Ligue 180 em 2020. Os canais recebem alertas sobre violações contra diversos grupos vulneráveis, como crianças e adolescente, pessoas idosas e com deficiência, informou a pasta.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Lei obriga síndicos a denunciarem casos de violência doméstica

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.