Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Atenção

IPVA 2021: nesta semana vencem finais de placa 2, 3 e 4

Foto: Banco de Imagens

O calendário de pagamento do IPVA 2021 está na etapa de quitação do tributo de acordo com o final da placa do veículo. Nesta semana, vencem mais três placas.

Nesta segunda-feira, 5, é a data limite de pagamento para placas com final 2. Na quarta-feira, 7, vencerão as placas com final 3 e na sexta-feira, 9, com final 4. O vencimento dos números seguintes ocorre ao longo do mês de abril.

A taxa de licenciamento e multas, se houver, podem ser pagas separadamente do IPVA, sendo que o proprietário deve estar atento às datas de vencimento de cada uma das obrigações. Os dados relativos ao veículo como o valor do IPVA, multa e pendências podem ser acessados no site www.ipva.rs.gov.br ou por meio do aplicativo do tributo (IPVA RS) disponível gratuitamente para dispositivos móveis nas lojas App Store e Google Play.

Publicidade

Descontos do Bom Motorista e Bom Cidadão
Os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão podem ser cumulativos. Os condutores que não receberam multas nos últimos três anos terão redução de Bom Motorista de 15% no valor do tributo. Para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10%, e para quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%.

LEIA MAIS: IPVA 2021 pode ser pago pelos aplicativos e home banking

O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, dará aos proprietários de veículos, inscritos no programa Nota Fiscal Gaúcha, desconto de 5% para os que acumularam no mínimo 150 notas fiscais com CPF, 3% para os que tiveram entre 100 e 149 notas e 1% para quem acumulou entre 51 e 99 notas.

Publicidade

Atraso de pagamento
O contribuinte que não pagar o tributo em dia, além de perder os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão (se tiver direito), terá multa de 0,33% ao dia sobre o valor do imposto não pago, até o limite de 20%. Após a inscrição em dívida ativa, que ocorre após 60 dias em atraso, o débito sofrerá acréscimo de mais 5%.

LEIA TAMBÉM: Conheça os cinco carros que mais pagam IPVA em Santa Cruz

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.