Pé na Estrada 26/06/2020 20h14

Bate-papo com Beto Monteiro

Coluna conversou com o atual campeão da Copa Truck, a primeira modalidade a se movimentar durante a pandemia

Olá, galera! Nesta semana, e já na expectativa da retomada nas competições do automobilismo, a coluna aproveita para bater um papo exclusivo com ninguém menos do que o piloto Beto Monteiro, o atual campeão da Copa Truck, justamente a primeira modalidade a se movimentar, com etapas neste sábado, 27, e domingo, 28. Ele também foi campeão brasileiro e sul-americano da antiga Fórmula Truck. Beto é natural de Recife, Pernambuco, e está com 50 anos. É, literalmente, daqueles raros pilotos que foram campeões por onde quer que tenham passado, tendo no DNA o ímpeto de galgar degraus para o alto do pódio. Na conversa com a Gazeta, mencionou que aproveitou a quarentena para curtir a família e que usou muito o simulador, para manter o clima de competição e seguir em contato com outros pilotos. Beto já está em Cascavel, na expectativa da retomada das provas a partir deste sábado, com ansiedade por voltar, e na torcida para que tudo siga bem com todo mundo.

Foto: DivulgaçãoBeto Monteiro vai estrear na Copa Truck
Beto Monteiro vai estrear na Copa Truck


Truck volta amanhã
Neste fim de semana, a Copa Truck marcará o retorno às pistas, em Cascavel (PR), pela primeira vez após o período de mais de três meses sem competições. Com protocolo de segurança e conduta firmado com a Prefeitura de Cascavel, a Vigilância Sanitária e a Secretaria de Saúde, a categoria disputará suas primeiras provas amanhã e domingo, em rodada dupla, com formato especial: portões fechados, sem presença de público, profissionais restritos às atividades necessárias e a realização de duas etapas, que terão transmissão ao vivo pelo SporTV 2 no sábado, às 16 horas, e no domingo, às 13 horas, e revelarão os três primeiros classificados para a Grande Final.

E com Valdeno Brito
Por falar em Copa Truck, a notícia da semana nesta modalidade foi a confirmação do piloto Valdeno Brito, expoente que deixou a Stock Car, para a equipe da AM Motorsport, de André Marques. Ele correrá com um Mercedes Benz, e já treinou com o caminhão em Londrina. Como ele e Marques usam 77 no macacão, Valdeno ganhou mais um 7 e agora será o 777.

Fórmula 1 começa temporada em 5 de julho
E se aproxima o dia de os motores voltarem a roncar na Fórmula 1. No primeiro domingo de julho, dia 5, finalmente acontece o GP da Áustria, que dará largada ao campeonato, em edição muito diferente do que as anteriores, em virtude do estreitamento da competição no segundo semestre do ano. Dia 5, os pilotos correm o GP da Áustria, em Red Bull Ring, em Spielberg, e no dia 12, no mesmo circuito, o GP da Estíria, para potencializar a estrutura e o deslocamento das equipes. Já no final de semana seguinte, dia 19 de julho, estarão no Circuito de Hungaroring, em Mogyorod, para o GP da Hungria, deslocando-se o mínimo possível, para então, em 2 de agosto, ir a Silverstone, para dois GPs: o da Grã-Bretanha, no dia 2, e o do 70º Aniversário, em 9 de agosto. De lá seguem para a Espanha, em Barcelona, dia 16, e fecham o ciclo europeu em 30 de agosto, com o GP da Bélgica, em SpaFrancorschamps, e dia 6 de setembro com o GP da Itália, em Monza. O ciclo seguinte será montado ao longo das próximas semanas.

Lewis Hamilton: “Vidas Negras Importam”
O piloto Lewis Hamilton, hexacampeão mundial de F1, participou de manifestação em Londres no último domingo com o grupo Black Lives Matter. Nas redes sociais, fez dura crítica ao silêncio que costuma cercar atos de racismo. “Seu silêncio é ensurdecedor”, escreveu. “Você pode não ser racista em seu silêncio, mas precisamos que você seja antirracista. Isso significa que precisamos que você se eduque e aos outros. Ajude conscientizar das injustiças e preconceitos que pessoas negras enfrentam diariamente, há centenas de anos. Não podemos ficar calados hoje! Nós precisamos da sua voz. Incentive sua família, amigos e colegas para que possamos continuar a fazer mudanças”, frisou. Ele inclusive lançou uma comissão de pesquisa em busca da diversidade no automobilismo.

É isso. Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos vocês. Um bom final de semana, tenham fé em Deus e... Pé na Estrada!

LEIA OUTRAS COLUNAS DO PÉ NA ESTRADA