Pé na Estrada 28/08/2020 18h20 Atualizado às 18h37

Guaporé sedia abertura do Gaúcho

Autódromo Internacional Nélson Barros receberá no domingo, 30, as provas de Gaúcho de Super Turismo, Endurance, Marcas e Pilotos, Fusca, Classic e Fórmula 1.4

Olá, galera! Depois de longos meses de espera, por causa da pandemia, neste final de semana começam as provas dos campeonatos gaúchos de diversas modalidades. E a pista que sedia a abertura é o Autódromo Internacional Nélson Barros, em Guaporé, naturalmente seguindo todos os rígidos protocolos de prevenção à Covid-19, o que inclui fechamento para o público. Por lá, a partir das 10 horas deste domingo, acontecem as provas de Gaúcho de Super Turismo, Endurance, Marcas e Pilotos, Fusca, Classic e Fórmula 1.4. Na Super Turismo, com as duas horas de Guaporé, 24 máquinas correm, de Lamborghini Gallardo a modelos Turismo Light Celta, Fiesta, Corsa e Uno. Novidades são quatro Mercedes CLA 45 AMG, e outra atração é o Gol #544 com motorização Honda do atual campeão, Marçal Muller

Em paralelo a essa retomada em Guaporé, boa parte do calendário para a reta final de 2020 foi anunciada ao longo da semana pela Federação Gaúcha de Automobilismo. O kartismo também recebeu autorização para a volta, e assim o Campeonato Gaúcho de Kart começará no final de semana de 24 e 25 de outubro, no Kartódromo Velopark, em Nova Santa Rita. O Gaúcho de Velocidade, além das provas de domingo em Guaporé, já tem agendadas as etapas do dia 20 de setembro, no Velopark, e de 11 de outubro, em Tarumã, enquanto a etapa de 15 de novembro está por ter o local definido. Já o Gaúcho de Terra tem programadas as provas de 6 de setembro, em Caçapava do Sul, e 18 de outubro, em Taquara.

F-1 corre na Bélgica
A Fórmula 1 chega neste final de semana à Bélgica, com o GP de Spa-Francorchamps, sétima corrida da temporada. Na sequência vêm o GP da Itália, em Monza, em 6 de setembro, oitava prova, e o GP da Toscana, em Mugello, dia 13. De maneira que a temporada passará da metade. Lewis Hamilton, da Mercedes, lidera com 132 pontos. Na Bélgica, treinos acontecem hoje, e o classificatório é amanhã, às 10 horas. A corrida será no domingo, às 10 horas, com transmissão pela Globo. A Fórmula 2 e a Fórmula 3 terão a corrida 1 amanhã e a 2 domingo.

Quatro novas provas
Durante a semana foram anunciadas mais quatro provas para a F-1: o retorno do GP da Turquia, em Istambul, em 15 de novembro; duas provas no Bahrein (29 de novembro e 6 de dezembro); e a grande final novamente no circuito de Abu Dhabi, em 13 de dezembro. Ao todo serão 17 corridas. Cada vez mais, a F1 migra para o mundo árabe. Foi cancelado, entre outros, o GP do Brasil, em São Paulo.

Império Endurance tem etapa em Curitiba
E no dia 5 de setembro o Império Endurance Brasil desembarca em Curitiba, no Paraná, para a segunda etapa da temporada de 2020, com 37 carros no grid. Depois do excelente desempenho em Interlagos, na primeira etapa, os pilotos santa-cruzenses Hardy Kohl e Lucas Kohl, pai e filho, estarão novamente nas pistas, inclusive defendendo a liderança, ao lado de Rubens Ghisleni. Muitos pilotos gaúchos estarão competindo. Entre as novidades está a confirmação de Nelsinho Piquet na equipe MC Tubarão para toda a temporada. Ele disputou a etapa de Interlagos como convidado e foi um dos destaques, conduzindo o trio formado ao lado de Júlio Martini e Tiel Andrade. Estarão por lá também Ricardo Maurício, Júlio Campos, Átila Abreu, Guilherme Salas e Rafael Suzuki. A prova, com quatro horas de duração, acontece amanhã, com largada às 11h30, e transmissão do Sportv2 e do canal do Endurance no YouTube.

Foto: DivulgaçãoPilotos Hardy e Lucas Kohl, pai e filho, defendem liderança ao lado de Rubens Ghisleni
Pilotos Hardy e Lucas Kohl, pai e filho, defendem liderança ao lado de Rubens Ghisleni


É isso, pessoal! Bom final de semana, fé em Deus e... Pé na Estrada!

LEIA OUTRAS COLUNAS DO PÉ NA ESTRADA