TRIBUNA 25/10/2020 18h36

Os apoios

Confira quem são os aliados dos candidatos à prefeitura de Santa Cruz do Sul

Como de costume, os candidatos a prefeito de Santa Cruz vêm se valendo da imagem de aliados e figuras de referência em seus programas no horário eleitoral gratuito e em vídeos divulgados na internet para arregimentar votos.

Foto: Divulgação


Helena Hermany (PP), por exemplo, postou essa semana uma peça na qual aparece ao lado do deputado federal Pedro Westphalen junto ao viaduto Fritz e Frida. Nos próximos dias, serão divulgadas mensagens de apoio de Luis Carlos Heinze, senador mais votado em Santa Cruz em 2018, e do deputado estadual Tenente Zucco, cujo partido, o PSL, integra a coligação de Alex Knak.

Foto: Divulgação


Em um programa de Frederico de Barros (PT), quem deu as caras foi o ex-vereador João Pedro Schmidt, líder histórico do PT no município e coordenador da campanha petista este ano. Bem ao estilo do que fez na primeira campanha televisionada do município, em 1992, ele fala sobre a desigualdade social no Brasil valendo-se de um bolo.

Foto: Divulgação


Principal cabo eleitoral de Jaqueline Marques (PSD), o prefeito Telmo Kirst (PSD) tem aparecido em quase todos os seus programas, com mensagens que buscam converter a aprovação do governo em votos. Telmo também vem dedicando falas a atacar adversários de Jaqueline, como já ocorreu com Helena Hermany e Alex Knak.

Foto: Divulgação


Os Moraes também vêm sendo recorrentes nos programas de Mathias Bertram (PTB), na tentativa de pegar carona na popularidade da família mais poderosa da política local. Nessa sexta-feira, por exemplo, dedicou todo o programa a apresentar o que chamou de “Time Mathias”, formado pelo vice e Sérgio, Marcelo e Kelly Moraes.

Foto: Divulgação


No vídeo de lançamento do seu jingle de campanha, divulgado nas redes sociais, Carlos Eurico Pereira (Novo) aparece em mais de um momento ao lado do deputado federal Marcel Van Hattem (Novo). Expoente da nova direita, Marcel foi o deputado mais votado em 2018 no Rio Grande do Sul e o terceiro em Santa Cruz.

Foto: Divulgação


Alex Knak (MDB) já apareceu em seus programas junto a figuras como o deputado federal Heitor Schuch (PSB) e o secretário nacional de agricultura familiar, Fernando Schwanke (MDB), além de ter divulgado uma mensagem de apoio do ex-governador José Ivo Sartori (MDB). Chamou a atenção, porém, um vídeo no qual aparece ao lado do ex-prefeito Arno Frantz, falecido em dezembro do ano passado. Arno, que tinha parentesco com a família Hermany, diz aos risos a Alex: “Trabalha e o senhor será o prefeito”.

LEIA MAIS COLUNAS DE PEDRO GARCIA