TRIBUNA 21/03/2021 10h03

Ordem do dia

A prioridade do Palacinho é aprovar na Câmara a implantação do programa Desenvolve Santa Cruz

Vencida a lei que autoriza a compra de vacinas pela Prefeitura, a prioridade do Palacinho é aprovar na Câmara a implantação do programa Desenvolve Santa Cruz, considerado estratégico para proteger a economia em meio à crise gerada pela pandemia. A votação deve ocorrer na sessão de segunda-feira. Trata-se da política mais agressiva de incentivos ao setor privado já adotada no município. A principal novidade é a possibilidade de empresas que investirem no município receberem de volta parte do ICMS gerado.

O regresso
Terceiro lugar na disputa pela Prefeitura do ano passado, o exvereador de Santa Cruz Alex Knak (MDB) pode voltar à cena política em breve. Knak foi convidado pelo deputado federal Márcio Biolchi (MDB) para assumir uma função no Ministério do Desenvolvimento Regional, em Brasília.

Por que não?
Após o anúncio de que o Estado pretende transferir o controle da Corsan à iniciativa privada, já há quem defenda, em Santa Cruz, que a Prefeitura considere a possibilidade de não manter o atual contrato com a empresa – o que é possível juridicamente – e escolha uma nova concessionária por meio de licitação. A companhia, é claro, tentará manter o convênio a todo custo. A conferir.

Cilada
A crise no PTB gaúcho colocou o grupo que está à frente da sigla em Santa Cruz em uma posição difícil. Por um lado, a identificação com a legenda é muito forte, sobretudo para o clã Moraes. Porém, uma eventual debandada de lideranças do Estado pode enfraquecer o partido e ameaçar os planos de reeleição no ano que vem. 

Quase lá
O governo de Santa Cruz quer finalizar ainda neste mês o novo projeto do calçadão da Rua Marechal Floriano. Com isso, será possível encaminhar a licitação em abril.

LEIA MAIS COLUNAS DE PEDRO GARCIA