Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Vale do Rio Pardo

Patrulha Maria da Penha do CRPO efetua mais de 800 visitas em 2019

Foto: Brigada Militar

Ação é de caráter preventivo e ostensivo

O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), através da Patrulha Maria da Penha, que possui atividades em diversos municípios da região, contribui para a efetividade das ações de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar.

Ao longo do ano de 2019, foram realizadas mais de 800 visitas na região, uma prisão em decorrência do Descumprimento de Medida Protetiva e ministradas em torno de 20 palestras sobre prevenção à violência. Trata-se de uma ação de caráter preventivo e ostensivo, direcionada ao acompanhamento destas mulheres e à fiscalização do cumprimento das medidas protetivas de urgência por parte do agressor.

A ação da Patrulha Maria da Penha se inicia a partir do deferimento da Medida Protetiva de Urgência pelo Poder Judiciário Estadual. Após a seleção de prioridade, as patrulhas fazem visitas de acompanhamento das vítimas, em viaturas devidamente identificadas com o logo da Patrulha Maria da Penha, produzindo relatórios e certidões circunstanciadas que são encaminhadas ao Judiciário, servindo como instrumento de fundamentação da renovação ou de extinção das medidas protetivas ou da decretação da prisão preventiva dos agressores.

Publicidade

Em todos os casos atendidos pelos policiais, houve um atendimento muito próximo e muitos dos casos foram resolvidos e solucionados, quer seja pelo afastamento do agressor do lar, quer seja pela sua permanência com encaminhamento a tratamentos psicológicos, revertendo a situação de dominação através de violência doméstica.

Segundo o comandante regional, coronel Valmir José dos Reis, é indiscutível a importância da Patrulha Maria da Penha, que vem transformando o cenário cruel de violência, por meio da presença constante da Brigada Militar em acompanhamento nas comunidades.

Cerca de 20 palestras foram ministradas sobre prevenção à violência

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.