Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

OPERAÇÃO

Susepe transfere detento alvo de tentativa de resgate na Peva

Foto: Rafaelly Machado

A Superintendência de Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe) transferiu neste domingo, 23, o detento da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva) que foi alvo de uma tentativa de resgate durante a madrugada. Ele foi levado a uma unidade de maior segurança.

Não foram divulgadas a identidade do preso nem para qual casa prisional para qual ele foi levado. A transferência é parte da operação da Susepe em resposta ao ataque. O Grupo de Ações Especiais (Gaes) foi mobilizado. Durante todo o dia, a superintendência atua na Peva, com revistas em todas as galerias, em busca de materiais e provas, para a investigação do fato.

A tentativa de resgate ocorreu por volta das 2 horas da madrugada deste domingo. Criminosos, armados com fuzis, chegaram à penitenciária em dois veículos. Eles usaram um acesso externo lateral, onde há a estação de tratamento de esgoto da unidade, e romperam uma grade para entrar.

Publicidade

No entanto, foram logo combatidos pelos agentes da guarda externa. Houve intensa troca de tiros, que durou cerca de dez minutos, até que os bandidos desistiram da ação e fugiram, em um terceiro veículo, que os aguardava. Nenhum guarda foi ferido.

O grupo que tentou o resgate acabou abandonando os dois carros usados inicialmente, que ficaram atolados na lama, em área de terra junto da penitenciária. Trata-se de uma GM Captiva, blindada, e de um Jeep Renegade, ambos na cor prata.

Diversos itens foram apreendidos nos automóveis e nos arredores deles, incluindo material explosivo, semelhante a dinamite. O Batalhão de Operação Especiais (Bope), da Brigada, foi acionado e fez uma detonação controlada do produto, ainda na manhã de domingo. A BM segue em busca de suspeitos, mas, até agora, ninguém foi preso.

Publicidade

LEIA MAIS: Criminosos tentam resgatar preso da Peva e trocam tiros com guardas

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.