Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Sucessão

Elstor Desbessell renuncia à presidência da Câmara de Vereadores de Santa Cruz

O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, Elstor Desbessell (PL), renunciou ao cargo e, consequentemente, ao cargo de prefeito de Santa Cruz do Sul. Ele é o primeiro na linha sucessória, uma vez que Helena Hermany (PP) renunciou ao cargo de vice-prefeita na última quinta-feira, 17. É o que prevê a Lei Orgânica Municipal.

LEIA MAIS: Com a morte de Telmo Kirst, quem será o prefeito de Santa Cruz até o final do mandato?

Ele recebeu a notificação na manhã desta segunda-feira, 21. “Vou acompanhar a decisão da prefeita eleita. Eu fui eleito vereador e presidente e assim vou permanecer.” Com a renúncia, haverá uma votação na Câmara para eleger o próximo presidente e, consequentemente, a pessoa que irá governar o município até o dia 31 de dezembro.

Publicidade

A sessão especial ocorre na tarde desta segunda, às 14 horas, sendo presidida pelo vice-presidente da Câmara, Francisco Carlos Smidt, que agora assume como presidente. Se Smidt for eleito prefeito, terá de ser feita uma segunda votação para definir o presidente. Se for outro vereador, ele permanece como presidente do Legislativo. Se ninguém se colocar à disposição, haverá uma votação nominal e quem for o mais votado será o prefeito até o dia 31 de dezembro. Depois disso, Helena toma posse no dia 1º de janeiro.

LEIA MAIS: 
Telmo Kirst: proximidade com a política nasceu na infância
Na Prefeitura, gestão fiscal foi tratada quase como obsessão por Telmo Kirst

Notificação foi entregue na manhã desta segunda| Foto: Pedro Garcia

Na quinta-feira passada, 17, em comunicado enviado à imprensa, Helena Hermany disse que tomou a decisão de renunciar como vice-prefeita considerando a condição de prefeita eleita e “para ter total foco na preparação do futuro governo, diante do prazo exíguo de transição”. “O ato formal de renúncia, embora compreenda apenas 14 dias, também pretende evitar qualquer espécie de interferência nos atos políticos e administrativos da atual gestão, respeitando sua responsabilidade sobre os mesmos até o dia 31 de dezembro próximo”, disse.

Publicidade

LEIA MAIS:
Corpo de Telmo Kirst está sendo velado no Palacinho na manhã desta segunda
Políticos e personalidades se manifestam sobre a morte de Telmo Kirst

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.