Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SUCESSÃO

Francisco Carlos Smidt, o Carlão, assume Prefeitura de Santa Cruz

Foto: Pedro Garcia

Carlão já foi empossado na Câmara de Vereadores, logo após a votação, por volta das 16h45 desta segunda

A Câmara de Vereadores decidiu em sessão extraordinária, na tarde desta segunda-feira, 21, que quem assumirá a Prefeitura de Santa Cruz do Sul até o final do mandato de 2020, após o falecimento do prefeito Telmo Kirst na noite desse domingo, 20, é Francisco Carlos Smidt (PSDB), o Carlão. A reunião especial teve início às 14 horas.

O primeiro na linha sucessória, o vereador Elstor Desbessell (PL), renunciou ao cargo de presidente do Legislativo na manhã desta segunda. A prefeita eleita de Santa Cruz, Helena Hermany (PP), já havia renunciado ao cargo de vice-prefeita do município na última quinta-feira, 17.

LEIA MAIS
Morre o prefeito de Santa Cruz, Telmo Kirst
Helena Hermany renuncia ao cargo de vice-prefeita de Santa Cruz

Publicidade

Com a renúncia de Elstor, quem assumiu a presidência da Câmara interinamente foi o vice-presidente, vereador de oposição ao atual governo, Francisco Carlos Smidt (PSDB), o Carlão. No entanto, o vereador também renunciou ao cargo para poder concorrer à votação da sessão especial desta segunda, já que o vereador Licério José Agnes (PSD), líder de governo, também se colocou à disposição para concorrer ao cargo de presidente do Legislativo. Desta forma, a decisão da presidência ficou entre Licério e Carlão, que venceu pelo placar de 11 votos a seis.

Carlão já foi empossado na Câmara de Vereadores, logo após a votação, por volta das 16h45 desta segunda, e seguirá para o Palacinho para se reunir com a equipe de transição de governo. “Prefeitura não pode e não vai parar. A comunidade vai continuar sendo atendida com muita qualidade. Vamos nos dedicar muito, de corpo e alma, em prol dessa comunidade que é um exemplo para todos nós”, declarou o atual prefeito.

Carlão disse que não pretende mexer na equipe de governo nos dias que antecedem o final do atual mandato. “Não me passa pela cabeça mexer na estrutura da Prefeitura nesse momento. Nós temos que fazer a roda girar, dar celeridade naqueles projetos que estão aguardando para serem despachados, assinaturas. Bem como a questão de fechamento de final de ano, como sempre foi questão de honra do prefeito Telmo, fechar no positivo e é para isso que vamos nos dedicar juntamente com toda a equipe de secretários”, disse Carlão

Publicidade

O líder do Executivo falou ainda sobre o reajuste do IPTU e disse que é um assunto que será analisado com muita responsabilidade e embasado na legalidade. “É uma questão que vamos estudar, até porque tínhamos um posicionamento a respeito na Câmara. Temos que ver essa questão com o jurídico, para saber até que ponto isso pode ser considerado como uma renúncia de receita ou se pode haver um congelamento do IPTU”, explicou.

Vice-presidente da Câmara de Vereadores

Em uma segunda votação, o vereador Gerson Trevisan (PSDB) foi eleito vice-presidente da Câmara de Vereadores. Como Carlão assume a Prefeitura, Gerson passa a ser o novo presidente até o dia 31 de dezembro.

Na manhã desta segunda-feira, Trevisan também havia renunciado ao cargo de primeiro-secretário da Câmara, para poder concorrer a vice de Carlão. Por isso, quem presidiu a Câmara de Vereadores durante a sessão foi o vereador Luiz Ruas (PSD), segundo-secretário do Legislativo.

Publicidade

Colaborou o jornalista Pedro Garcia.

LEIA MAIS
Com a morte de Telmo Kirst, quem será o prefeito de Santa Cruz até o final do mandato?
Políticos e personalidades se manifestam sobre a morte de Telmo Kirst
Telmo Kirst: proximidade com a política nasceu na infância
‘Tive a honra de tê-lo como secretário no meu governo’, diz Antônio Britto sobre Telmo
FOTOS E VÍDEO: sob aplausos, Telmo Kirst é enterrado em Santa Cruz
Bispo dom Aloísio presidiu cerimônia de despedida de Telmo Kirst
FOTOS: velório do prefeito Telmo Kirst é aberto à comunidade

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.