Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

'Carta-compromisso'

Saiba quais as metas de Helena para os primeiros 100 dias

Foto: Jacson Stülp/Câmara de Vereadores

Pouco após ser empossada prefeita nesta sexta-feira, 1º, Helena Hermany (PP) divulgou uma carta-compromisso com 33 metas para os primeiros 100 dias de sua gestão. Dividida por cada uma das áreas da Administração, as prioridades incluem a criação do Conselho de Voluntários Pró-Desenvolvimento de Santa Cruz, a viabilização de novas linhas de crédito a juros baixos pelo Banco do Povo e a retomada do atendimento 24 horas no Hospitalzinho.

O documento, lido na íntegra por Helena em um ato no Palacinho, foi assinado por ela, pelo vice Elstor Desbessell (PL), pelos 13 secretários municipais e pelo procurador-geral do Município. Prometida durante a campanha, a volta do plantão 24 horas no Hospitalzinho deve ser a primeira medida a sair do papel: a assinatura do termo aditivo com o Hospital Ana Nery, que administra a unidade do Bairro Santa Vitória, deve acontecer já no início da próxima semana. O atendimento no local foi reduzido em abril de 2017, sob alegação de falta de demanda.

LEIA MAIS: Entrevista: ‘Não estou preocupada com grandes obras’, diz Helena Hermany

Publicidade

Prefeita, vice e os 13 secretários | Foto: Luiz Fernando Bertuol

Sob risco de colapso em razão da queda no volume de passageiros, o transporte coletivo urbano também está entre as pautas que receberão atenção já na largada da gestão: a carta-compromisso prevê a realização de estudos para promover a sustentabilidade financeira do serviço e garantir “uma tarifa justa para o cidadão”. O documento ainda contempla outro compromisso assumido por Helena na campanha: a realização de uma assembleia com os servidores municipais para discutir demandas da categoria, como revisão da Lei dos Vales e implantação de plano de saúde.

O combate à pandemia e a preparação para uma possível estiagem também estão no horizonte próximo da gestão. A relação de metas inclui tratativas com os hospitais para habilitação de novos leitos, inclusive de UTI, e a abertura e ampliação de aguadas e açudes no interior, além de expansão das redes hídricas.

LEIA MAIS: Helena Hermany é eleita prefeita de Santa Cruz do Sul

Publicidade

OUTRAS METAS

1) Estruturação da Diretoria de Projetos Estratégicos e Captação de Recursos, que será vinculada ao gabinete de Helena.

2) Implantação de uma central de apoio aos beneficiários da Lei Aldir Blanc para prestação de contas e contrapartidas e mapeamento dos entes culturais que não foram contemplados pela lei.

3) Lançamento do projeto Coworking Cultural, que será um espaço com ambientes que poderão ser utilizados pelos artistas sem custo de locação.

Publicidade

4) Entrega da Escola Municipal de Educação Infantil do Bairro Progresso, das 447 casas dos loteamentos Mãe de Deus e Santa Maria, da ponte do Residencial Viver Bem e da ponte de acesso ao loteamento Santa Maria e do campo de futebol do Bairro Esmeralda.

5) Implantação de um plano de recuperação de créditos.

6) Implantação do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) volante.

Publicidade

7) Tornar todos os processos de licenciamento ambiental 100% digitais.

8) Retomada de pautas estratégicas, como duplicação da BR-471 e ampliação do Distrito Industrial.

LEIA MAIS: VÍDEO: veja como foi a posse da prefeita, vice e vereadores de Santa Cruz

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.