Prefeitura 30/09/2018 20h15 Atualizado às 23h10

Concurso Público de Vera Cruz tem abstenção abaixo da média

Provas ocorreram no sábado, 29 e domingo, 30, e mobilizaram 3.359 candidatos; Cadastro reserva de tesoureiro foi a vaga mais procurada

Apenas 12,5% dos 3.359 candidatos inscritos para o concurso público de Vera Cruz, que teve suas provas realizadas entre o sábado, 29 e o domingo, 30, não compareceram aos locais das provas. O gabarito preliminar deve ser divulgado nesta segunda-feira.

De acordo com a coordenadora do concurso, Jeane Nicolay, o índice de abstenções ficou abaixo da média nacional, que é de 30%. "Ocorreu tudo dentro do esperado, tivemos pequenos problemas pontuais com candidatos atrasados, mas isto estava dentro do previsto", destaca. 

LEIA MAIS: Candidato do concurso de Vera Cruz registra queixa na Polícia

No sábado à tarde, o candidato Agnaldo Engel Knevitz registrou um boletim de ocorrência contra a organização do concurso do município. Segundo ele, que teria chegado antes do início da prova, às 14h17, foi impedido de realizar o exame, e ainda teve que esperar por 30 minutos para ser liberado. O incidente ocorreu no Colégio Estadual Vera Cruz (Polivalente).

Segundo a organizadora, o edital da prova previa que o fechamento do prédio das escolas, onde ocorreriam as provas estava previsto para as 14h15. "Eles conseguiram entrar no pátio, mas não dentro da escola. O portão lateral da Escola Vera Cruz permaneceu o tempo todo aberto, e em nenhum momento eles foram impedidos de realizar a prova", contesta. 

Candidatos de nível superior fizeram o exame na tarde de sábado. Concorrentes de nível médio e técnico, na manhã de domingo. E os inscritos com nível fundamental - completo e incompleto -, prestaram exame na tarde de domingo. O gabarito preliminar será divulgado nesta segunda-feira. A partir de terça-feira, 2, começa o prazo para recursos, que encerra na quinta, dia 4. Dia 11 será divulgado o gabarito oficial.