Agricultura 28/05/2019 23h09 Atualizado às 07h02

Seminário Certificação de Orgânicos ocorre nesta quinta

Evento organizado pela Emater começa às 8h30 desta quinta-feira, no auditório do prédio 19 da Unisc, e a entrada é gratuita

O escritório da Emater/RS-Ascar de Santa Cruz do Sul promove amanhã o Seminário Certificação de Orgânicos: Oportunidades e Desafios. A programação acontece no auditório do prédio 19 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a partir das 8h30, com recepção e abertura. Às 9 horas, está prevista uma palestra sobre a situação da certificação dos orgânicos hoje, com José Cleber Dias de Souza, da Superintendência Federal da Agricultura no Rio Grande do Sul, ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O painel Oportunidades e desafios da certificação de orgânicos está programado para começar às 10 horas e prevê relatos de experiências do organismo de controle social (OCS) Terra Forte e da Rede Ecovida. Em seguida, a engenheira florestal Maíra Severo, do organismo de inspeção e certificação Ecocert, minstrará palestra sobre certificação por auditagem. A temática também fará parte da explanação da engenheira agrônoma Andréa Brondani da Rocha, da Plantarum Consultoria, Desenvolvimento e Tecnologia. O espaço para perguntas e debates vai ser aberto às 11h30.

Conforme o chefe do escritório local da Emater, Assilo Martins Corrêa Junior, o seminário integra a Semana dos Alimentos Orgânicos do Vale do Rio Pardo e conta com o apoio do governo do Estado, da Articulação em Agroecologia do Vale do Rio Pardo (AAVRP) e Comissão de Produção Orgânica do Rio Grande do Sul (CPOrg-RS). “Vamos abordar as três modalidades de certificação”, esclarece. A entrada no evento é gratuita.

Atividades da Semana dos Alimentos Orgânicos programadas até esta sexta-feira:

Nesta quarta-feira: visita da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Casimiro de Abreu, de Rio Pardo, ao Sítio Surucuá, da comunidade de Albardão, das 13h30 às 16h30.

7ª Semana dos Alimentos Orgânicos na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc), com o tema Juventude, Cooperação e Agroecologia, durante todo o dia, na sede da Efasc.

Palestra sobre Educação ambiental e alimentação consciente na Comunidade 2 de Vila Nova, no interior de Santa Cruz do Sul, à tarde.

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e o Cine Debate apresentam vídeo educativo para os estudantes da escola Estado de Goiás, a partir das 14 horas.

Nesta quinta-feira: Seminário Certificação de Orgânicos, das 9 horas às 12h30, no auditório do bloco 19 da Unisc.

Painel em debate: Abelhas nativas e alimentação orgânica, no turno da tarde, no bloco 19 da Unisc.

Roda de conversa Abelhas nativas e alimentação orgânica, à noite, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) de Santa Cruz.

Na sexta-feira: a Uergs e o Cine Debate apresentam vídeo educativo para os alunos da Escola Estadual Goiás, nos turnos da manhã e tarde.

A programação, que começou na sexta-feira passada, segue até o dia 5 de junho com o tema Produto orgânico: melhor para a vida! Qualidade e saúde do plantio ao prato.


MAIS LIDAS