Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Cultura

A colônia alemã retratada nas crônicas do escritor Benno Kist

Um brinde à cultura e à leitura! A frase que marcou o lançamento do livro Carl & Ciss: Crônicas da Colônia Alemã – Homenagem aos 170 anos de imigração germânica em Santa Cruz do Sul (RS) foi dita pelo autor, o jornalista Benno Bernardo Kist, em um brinde proposto ao público. Foi ao estilo alemão, com um chope bem gelado e cuca e linguiça. O evento, realizado na noite dessa quinta-feira, 19, na sala do pavilhão ao lado da igreja da Comunidade Católica de Linha Santa Cruz, contou com a presença de amigos, familiares e personagens retratados (ou seus parentes) em algumas das 25 crônicas escritas por Benno e publicadas no livro, lançado sob o selo da Editora Gazeta. O autor também autografou a obra.

“Foi um trabalho muito prazeroso pesquisar sobre a colonização alemã da nossa região, colher informações, ouvir histórias e relatá-las”, disse o autor. A ideia do livro surgiu no ano passado. “Como neste ano se completam 170 anos de imigração alemã em Santa Cruz, pensei que seria interessante criar esse registro com narrações históricas que fazem referência ao assunto, com alguns recortes de como era a vida em comunidade e em âmbitos religiosos e afetivos, com as famílias, dentre outros aspectos sociais.”

Benno: trabalho que classificou como prazeroso culminou com lançamento do livro

O material impresso conta ainda com 30 registros fotográficos em preto e branco, a maioria do fotógrafo Luiz Fernando Helfer, o Lula Helfer, da equipe da Gazeta do Sul. “Preto e branco é um estilo de que sempre gostei, por não tirar o foco da imagem e dos detalhes, como acontece, em muitos casos, com as coloridas. Esses registros do livro eu fiz durante o meu cotidiano em passagens pelo interior e acabaram dialogando com a temática que o Benno buscou para o livro”, ressaltou o fotógrafo.

Publicidade

Os causos por acaso
Este é o quinto livro lançado por Benno, todos eles flertando com acontecimentos históricos que vão desde o resgate genealógico da família Kist até fatos ligados à região de sua origem, Monte Alverne. Também escreveu a biografia do ex-prefeito Arno Frantz. “É um segmento que me atrai e sempre há fatos novos ou antigos que se descobre que são interessantes e merecem ser contados”, salienta.

Segundo ele, em muitos casos as histórias são descobertas das formas mais inusitadas, em bate-papos, uma fila de banco ou na produção de outros trabalhos. “Alguns anos atrás eu estava elaborando a biografia do ex-prefeito Arno e fui coletar dados na casa de uma senhora. Ela não possuía muitas informações sobre o tema em questão e passou boa parte do encontro falando do ex-marido falecido, como viviam e o que ela representava para ele”, relata o autor. “Aquilo me chamou a atenção, cheguei em casa e pensei que era uma crônica que eu não podia perder. Escrevi e a deixei guardada até este momento.” O conto chama-se “Sem dinheiro, ele ficava doente”, e é o número 19 do livro.

As brigas de divisa de terra também foram tema de um texto, o número 7. “Cacarejando no vizinho” conta a história de uma galinha que um morador rural possuía, mas que colocava seus ovos na divisa entre duas propriedades. Uma vizinha aproveitava a oportunidade e pegava os ovos para si, criando confusão. “Neste caso, o dono da galinha achou uma maneira bem interessante de resolver essa questão, mas não vou contar. Deixo para os leitores conferirem”, diz Benno. Quem quiser descobrir essas e as demais histórias, o livro Carl & Ciss: Crônicas da Colônia Alemã – Homenagem aos 170 anos de imigração germânica em Santa Cruz do Sul (RS) está à venda em livrarias e na Casa de Clientes Gazeta.

Publicidade

LEIA MAIS: Livro homenageia os 170 anos da imigração alemã

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.