Alterações 23/12/2019 09h28 Atualizado às 11h50

Confira o que abre e o que fecha no Natal em Santa Cruz

Festejos natalinos provocam mudanças em alguns serviços do município

As comemorações natalinas esta semana alteram alguns serviços em Santa Cruz do Sul. Conforme informações da Prefeitura, nesta segunda, 23, e terça-feira, 24, será ponto facultativo nos órgãos da Administração Municipal. Já no feriado de Natal, as repartições públicas municipais estarão fechadas. As Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) também não funcionarão nesta segunda e terça-feira. Já os serviços essenciais, como o recolhimento de lixo, não paralisarão as atividades, nem no ponto facultativo, nem no feriado.

Funcionarão normalmente os plantões do Pronto Atendimento (PA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Centro Materno Infantil (Cemai), Hospitalzinho, Caps AD, Unidade de Atendimento Infantil, UPA do Esmeralda e do setor de Transportes da Secretaria Municipal de Saúde. O funcionamento também será ininterrupto no Abrigo Municipal, na Casa da Mulher, no Albergue e também em regime de plantão no Conselho Tutelar. A Guarda Municipal e a Defesa Civil podem ser acionadas em casos de emergência pelo número 153.

Já a agência de atendimento da RGE funcionará entre as 8 e as 12 horas na véspera de feriado. No Natal, os canais de atendimento serão aplicativo, site, SMS com o código de cliente (presente na fatura de energia) para o número 27350 ou Central de Atendimento pelo 0800 970 0900. A Corsan atende ao público das 8 às 12 horas nesta terça-feira. Na quarta, regime de plantão, pelo 0800 646 6444. Outra alternativa é baixar o aplicativo da Corsan no celular.

LEIA MAIS: Últimas chances: horário estendido facilita as compras para o Natal

Outros serviços
Feiras rurais: a Feira Central, que funciona sempre nas quartas-feiras, neste feriado não irá abrir. O mesmo ocorre com a Feira do Parque da Oktoberfest, porém essa abrirá excepcionalmente na terça-feira, no período da manhã, das 6 horas ao meio-dia. As feiras rurais Independência, Esmeralda, Senai e Arroio Grande, que funcionariam na parte da tarde, irão abrir na terça-feira, somente pela manhã, das 6 horas ao meio-dia. Já a Feira de Orgânicos, da Praça Hainsi Gralow, abrirá normalmente nesta terça-feira, das 7 horas ao meio-dia e das 14 às 19 horas, mas nesta quinta-feira estará fechada.

Bancos: Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nesta terça-feira as agências bancárias abrem para atendimento ao público em horário especial, das 9 às 11 horas. As entidades bancárias não funcionarão no dia de Natal, quando a população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras. Os carnês e contas de consumo vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte.

Mercados: conforme o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros) do Vale do Rio Pardo, na véspera de Natal a sugestão para os estabelecimentos é de que o atendimento aconteça até as 18 horas. Já no feriado natalino, os supermercados estarão fechados, conforme previsto na convenção coletiva.

Comércio: o Sindicato do Comércio Varejista do Vale do Rio Pardo (Sindilojas) alerta que nesta segunda-feira os lojistas de Santa Cruz do Sul trabalham com horário estendido, até as 22 horas. Na terça, os estabelecimentos permanecerão abertos até as 17 horas. No Natal, não haverá atendimento ao público, mas no restante da semana o funcionamento é normal.

Coomcat: a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) informa a comunidade que excepcionalmente nos dias 24 e 25 de dezembro haverá alteração no Sistema de Coleta Seletiva Solidária (CSS). Na manhã desta terça-feira, serão atendidos os Bairros Arroio Grande, Ana Nery, Belvedere, Bonfim, Margarida, Monte Verde e Centro. Na parte da tarde, não haverá coleta, bem como no feriado de Natal. Os serviços voltam ao normal a partir de quinta-feira.

Serviços estaduais: as Agências FGTAS/Sine fecham nos dias 24 e 25 de dezembro, retomando o trabalho na quinta-feira. Na Polícia Civil, o atendimento será como em fins de semana, somente por meio dos serviços de plantão. Já na Brigada Militar, o policiamento não terá alteração, mantendo-se 24 horas por dia em todo o período. A Receita Estadual permanece fechada na Capital e nas delegacias no interior nos dias 24 e 25 de dezembro e funciona normalmente no restante da semana.

LEIA MAIS: Noite agradável e centro cheio para desfile natalino