Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Lei

Crianças vítimas de violência familiar terão prioridade de matrícula

Foto: Jacson Stülp/Case MKT

A presidente da Câmara de Vereadores, Bruna Molz (PTB) sancionou a lei de autoria do vereador Alex Knak (MDB) que estabelece prioridade de matrícula e transferência às crianças e adolescentes, estão sob guarda de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, nas escolas municipais de ensino infantil e fundamental de Santa Cruz do Sul.

Segundo o autor da proposta, as mudanças de endereço são medidas essenciais para que a mulher, ameaçada, constrangida ou violentada, possa escapar dos atos de violência contra si perpetrados.

“Reiniciar a vida noutra cidade ou bairro, afastando-se da pessoa agressora, traz consequências de toda ordem, desde a perda do emprego ao realocamento dos dependentes em nova escola próxima à sua nova residência. E, para mitigar esses impactos e desburocratizar o por vezes entrelaçado processo de matrícula ou transferência escolar, propusemos o presente projeto”, justifica.

Publicidade

Assim, segundo o vereador Alex Knak, pessoas que estejam coagidas, intimidadas, violentadas em seus direitos mais essenciais, merecem tratamento diferenciado para que se coloquem em passo de igualdade com os demais.

“Desta forma estamos atendendo não só aos enquadrados na Lei Maria da Penha, mas também os rumos traçados pela Constituição Federal e Estatuto da Criança e do Adolescente, no que estabelece o direito à educação. Estamos dando nossa contribuição à parcela importante da comunidade”, cita Alex.

LEIA MAIS: Mulheres vítimas de violência podem ganhar prioridade em separação

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.