Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ABASTECIMENTO

Corsan anuncia investimento de R$ 50 milhões em Santa Cruz

Foto: Lula Helfer

Epstein: cronograma está no Plano Municipal de Saneamento

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) deverá investir cerca R$ 50 milhões em obras para reforçar o abastecimento de água em Santa Cruz do Sul. Em entrevista à Rádio Gazeta, nesta quarta-feira, 8, o superintendente regional da Corsan, José Roberto Ceolin Epstein, detalhou o cronograma de obras que estão previstas no Plano Municipal de Saneamento, atualizado recentemente. “Nesta proposta apresentada acabamos antecipando alguns itens importantes, principalmente no âmbito da nova Estação de Tratamento de Água (ETA)”, relatou.

LEIA TAMBÉM: Mais cinco bairros de Santa Cruz terão cobrança de esgoto em 2020

As ações devem ocorrer em etapas e referem-se às obras que já estão em andamento com previsão de conclusão até julho de 2020 e outras que devem ser executadas até dezembro 2023. De acordo com Epstein, um cronograma de obras foi encaminhado à Prefeitura, Agência Reguladora e Ministério Público. “As obras de maior impacto estão nos bairros Santo Antônio e Pedreira. São adutoras de grande porte e as melhorias serão quase de imediato com a entrega destas obras”, destacou o superintendente regional da Corsan.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Corsan alerta para necessidade de consumo consciente de água

Saiba onde acontecem as melhorias:

  • Conclusão de implantação de uma adutora de água bruta com extensão total de 3.405 metros, Prazo de conclusão até julho de 2020.
  • Ampliação do subsistema de abastecimento de água com a execução de um reservatório pulmão de 2.000 metros cúbicos em aço vitrificado e de elevatória de água tratada no Bairro Santo Antônio, com extensão de 3.253 metros. Prazo de conclusão até julho de 2020.
  • Ampliação do subsistema de abastecimento de água na zona sul, com extensão de 3.253 metros. Prazo de conclusão até julho de 2020.
  • Implantação de um reservatório de 2.000 metros cúbicos no Morro da Cruz, no Bairro Monte Verde. Prazo de conclusão até agosto de 2021.
  • Substituição das adutoras de água tratada no trecho que inicia na Rua da Pedreira, segue pela Rua Felipe Spies, Rua Bahia, e finaliza na Paraíba, no Bairro Pedreira, por uma de porte maior que vai interligar a ETA ao reservatório de água que abastece a região alta do Centro da cidade. A extensão é de 1.200 metros. Prazo de conclusão até julho de 2020.
  • Adequação do Projeto Executivo já existente e execução de nova Estação de Tratamento com vasão nominal de 800 litros por segundo. O reservatório será de 3.000 metros cúbicos. A abertura do processo licitatório ocorre até julho de 2020. O prazo de conclusão é até dezembro de 2023.
  • Implementação de um novo contrato para substituição das redes de distribuição precárias com um amplo histórico de vazamentos registrados no sistema. A abertura do processo de licitação ocorre até maio próximo.
  • Estudo de concepção para ampliar o sistema de abastecimento em áreas de expansão urbana em Linha Santa Cruz e Linha João Alves. O projeto deverá ser concluído até o dezembro de 2020.
  • Plano de ação emergencial para redução de perdas e combate de deficiências operacionais através de implementação de uma nova contratação de empresa específica para executar atividades correlatas a essas necessidades. Prazo para contratação até julho de 2020.
  • Execução da rede DN 300 metros em forma de parceria com a Prefeitura, concebida para atender os novos loteamentos de Linha Santa Cruz, com extensão de 4.029 metros, com execução pelos empreendedores. Prazo de conclusão até outubro de 2020.
  • Execução de reservatório na Linha Santa Cruz, com capacidade de 100 metros cúbicos, em parceria com empreendedores. Prazo de conclusão até outubro de 2020.
  • Readequação do recalque de água e reforço da rede de abastecimento ao longo da Avenida Frederico Baunhardt, no Loteamento Viver Bem. Prazo de conclusão até outubro de 2020.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.