Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

No Estado

Defesa Civil alerta que estiagem vai persistir até o fim de fevereiro

Foto: Lula Helfer

Galhos se acumulam nas pilastras de ponte, no Rio Pardo. Crédito: Lula Helfer

Pelo menos 16 municípios decretaram situação de emergência em função da falta de chuva no Rio Grande do Sul, sendo que 25, ao todo, notificaram a Defesa Civil sobre anormalidades por causa da seca. No Vale do Rio Pardo, os casos mais recentes informados ao órgão são Santa Cruz, Vale Verde, Vale do Sol e Vera Cruz. Os prejuízos já se aproximam de R$ 300 milhões.

A Defesa Civil, que ainda não homologou nenhum dos pedidos, ressalta que os registros de emergência devem se dar por falta de água para consumo humano e por prejuízos a pequenos agricultores, que tiveram a subsistência ameaçada. O clima quente e seco está dentro da média prevista para o período, como relata o sub-chefe da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Rodrigo Dutra.

“Pode haver uma chuva mais organizada em fevereiro, mas nada concreto. Chuva, efetivamente, será em março. Os 16 que decretaram situação de emergência estão na fase de avaliação dos danos para homologar a situação”, disse.

A lista de municípios que já decretaram situação de emergência deve aumentar na região. Algumas prefeituras ainda fazem os levantamentos sobre os prejuízos para oficializar a medida.

Publicidade

LEIA MAIS: Prejuízos na região ultrapassam R$ 280 milhões

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.