Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Região recebe 1,5 mil doses da vacina pentavalente nesta sexta

Foto: Agência Brasil

Muitos municípios brasileiros sofreram com a falta de vacina pentavalente nos últimos meses. A 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, que abrange 13 municípios do Vale do Rio Pardo, ficou com os estoques zerados, já que o último repasse da imunização foi em novembro. Nesta sexta-feira, 10, no entanto, a região deve buscar 1,5 mil doses em Porto Alegre. De acordo com uma das responsáveis pelo setor de imunizações da coordenadoria, Marlene Weber Andriolo, a partir do início da tarde as vacinas estarão disponíveis para os municípios da região na sede da Coordenadoria, em Santa Cruz do Sul.

“Estaremos com as vacinas para fazer a distribuição na primeira hora da tarde. Os municípios estão se organizando para vir retirar. Só que tem toda a logística para distribuição para as salas de vacina, então provavelmente essa regularização se dê na segunda-feira”, diz Marlene.

A quantidade de doses previstas para cada município não foi divulgada; no entanto, não deve ser o suficiente para dar conta da demanda reprimida, conforme a 13ª Coordenaria Regional de Saúde. A aplicação é recomendada para crianças em três etapas: aos 2, 4 e 6 meses, respectivamente. A pentavalente protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite por Haemophilus influenzae B.

Publicidade

Ao todo, o Rio Grande do Sul recebeu 41 mil vacinas em caráter emergencial do Ministério da Saúde, já que a imunização ficou indisponível na rede desde o ano passado. O desabastecimento ocorreu porque um lote do medicamento foi reprovado em testes de qualidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, mais envios estão previstos para o mês de janeiro.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.