Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

75 OCORRÊNCIAS

Primeira semana de janeiro teve crescimento de 435% nos casos de fogo em vegetação

Foto: Bruna Lovato

Vegetação queimada no Bairro Bom Jesus, na quinta-feira

Os bombeiros atenderam, entre 1º e 8 de janeiro de 2020, na área de atuação do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Santa Cruz, 75 casos de incêndio em vegetação. No mesmo período de 2019, tinham sido 14 registros. O batalhão atende 61 municípios. Segundo o comandante da 1ª e da 2ª companhias, capitão Mateus Bastianello Scremin, em todo 2019 foram 229 atendimentos relativos a fogo em vegetação. Em 2018, tinham sido 151.

LEIA MAIS: Seca aumenta em 318% os incêndios em vegetações

O forte calor, com ar seco e vento – fatores que tem se acumulado nas últimas semanas –, favorecem a propagação rápida das chamas. As causas que podem gerar um incêndio são as mais diversas. O comandante destaca que até uma bituca de cigarro pode ocasionar o sinistro. “Uma ação aparentemente inofensiva pode gerar um incêndio de grandes proporções. Mesmo que a bituca não esteja acesa, não gere um incêndio, ela já está prejudicando o meio ambiente, já é contraindicado de qualquer forma, não se arremessa qualquer tipo de lixo ao solo”, relatou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Bombeiros de Santa Cruz combatem chamas em quatro locais nas últimas horas

Bastianello Scremin destaca que a população precisa se conscientizar e evitar produzir fogo, seja para queimar lixo ou vegetação, e ter muito cuidado ao fazer fogueiras. “Ainda que se pense que se pode ter um controle desse fogo, pois não se tem”, afirma. Situações de emergência podem ser informadas ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.