Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ESTIAGEM

Vale do Sol alerta para necessidade de consumo consciente de água

A constante falta de água das últimas semanas levou a Prefeitura de Vale do Sol a intensificar as atividades para amenizar a situação. Entretanto, agora o problema se agravou para quem não possui ligação com a rede pública ou precisa fazer aguadas para os animais. Antecipando um possível cenário de estiagem mais severa, o prefeito Maiquel Silva orienta que a população se conscientize e busque economizar água, por meio de ações simples que podem fazer uma grande diferença. “Temos que ser conscientes, pensar nos outros e evitar o desperdício. É com atitudes simples que podemos prevenir que a situação piore”, disse.

Nos últimos 15 dias houve o transporte de mais de 1,9 milhão de litros de água para reservatórios grandes, cacimbas e caixas-d’agua em propriedades. Esse deslocamento ocorreu com três caminhões-pipa, entre 6 horas da manhã e 2 horas da madrugada, todos os dias, de 27 de dezembro a 6 de janeiro, sempre em três turnos de trabalho. Esse serviço continuará, porém com dois caminhões, das 6 horas até as 18 horas.

LEIA TAMBÉM: Perdas com estiagem ultrapassam orçamento da prefeitura em 50%

Publicidade

Além disso, nesse período foram consertados mais de 60 vazamentos em várias localidades. Também houve a execução de vistorias e foram lacrados mais de 500 hidrômetros nas localidades de Rio Pardense, Linha Emília, Pinhal Trombudo, Campos do Vale, Faxinal de Dentro e Linha Miquita. Essas localidades tiveram o maior consumo de água e, dentre os hidrômetros vistoriados, 12 estavam adulterados, ocorrendo o furto de água, uma vez que foram feitos apontamentos dessas ligações e será formalizado um boletim de ocorrência na Polícia Civil, para os trâmites criminais. Esse mesmo serviço de vistoria continuará nas demais localidades.

LEIA TAMBÉM: Situação de rios mostra os efeitos da estiagem na região

O prefeito relata que para este ano, além da duplicação da rede em Rio Pardense, que já está em fase de execução e levará água para o Faxinal de Dentro e arredores, ainda está projetada a instalação de mais reservatórios para que se tenha maior reserva. “Também será captada mais uma fonte de água em Alto Rio Pardense, para aumentar a produção, o que equivale a 180 mil litros de água a mais por dia para o abastecimento”, afirma. Além disso, estão sendo estudadas a execução de novas redes de água e a continuação das já existentes em outras localidades do município que ainda não possuem abastecimento da rede pública.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Defesa Civil alerta que estiagem vai persistir até o fim de fevereiro

Obra não concluída

Outra prioridade na área de abastecimento será a localidade de Linha 24 de fevereiro, que se encontra com sérios problemas de falta de água, pois a rede existente está sob domínio da empresa Eco Diehl, de Estrela, que ainda não entregou a obra à Prefeitura, estando em garantia. Possivelmente o Município vai se responsabilizar pelo trecho deficitário e realizar a manutenção.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.