Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Estiagem

Número de municípios em emergência quase dobra em 48 horas no RS

Foto: Rafaelly Machado

A Defesa Civil atualizou, na tarde desse sábado, 11, a lista de municípios que decretaram situação de emergência por causa da estiagem que atinge o Rio Grande do Sul. Já são 31 cidades com documentação encaminhada ao órgão estadual, além de outras oito com prejuízos provocados pela falta de chuva. Na última quinta-feira, 9, eram 16. Os decretos contabilizados foram emitidos entre 23 de dezembro e 10 de janeiro.

LEIA MAIS: Santa Cruz decreta situação de emergência por causa da seca

Os municípios com maiores danos ficam na região dos Vales. Segundo o último levantamento, estão em situação de emergência Agudo, Arroio do Meio, Amaral Ferrador, Barão do Triunfo, Boqueirão do Leão, Cachoeira do Sul, Camaquã, Canguçu, Cerro Branco, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Cristal, Encruzilhada do Sul, Gramado Xavier, Lagoão, Mariana Pimentel, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Ponte Preta, Progresso, Rio Pardo, São Gabriel, Santa Cruz do Sul, Sertão Santana, Sinimbu, Sobradinho, Vale do Sol, Vale Verde e Venâncio Aires.

Publicidade

LEIA MAIS: Vale do Rio Pardo contabiliza prejuízos com a estiagem

As culturas mais afetadas no Rio Grande do Sul são milho, tabaco, soja e feijão. Nem mesmo a chuva dos últimos dias ajudou a amenizar a situação. Considerada irregular e com baixos volumes, a precipitação apenas fez com que o solo recuperasse parte da umidade perdida. No entanto, a terra ainda continua seca para o desenvolvimento da agricultura.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.