Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PESQUISA

IBGE vai contratar 400 pessoas na região para o Censo

Foto: Divulgação

Um novo Censo Geral do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) será realizado em 2020 para atualizar os dados da população brasileira. Para a região, a pesquisa significa a contratação de 400 pessoas para atuar nas funções de supervisor e recenseador. Em todo o Rio Grande do Sul serão cerca de 12 mil pessoas empregadas para os cargos. Santa Cruz do Sul terá vagas para 17 funcionários mensalistas e 125 responsáveis pelo recenseamento.

Conforme o chefe do IBGE, Luiz Eduardo Braga, a preparação já começou no ano passado, com as primeiras contratações e organização financeira. “Um trabalho desses é quase uma operação de guerra. Você vai visitar mais de 70 milhões de domicílios para traçar um diagnóstico e saber onde estão as concentrações de pessoas e as faixas etárias delas”, afirma.

O processo seletivo vai começar no dia 18 de fevereiro, quando os editais serão publicados no Diário Oficial. O prazo de inscrições será de 2 a 27 de março para ambos os cargos, exclusivamente pela internet. As provas para supervisor serão realizadas em 17 de maio, já as de recenseador ocorrerão no dia 24 de maio. As contratações devem ser efetuadas em junho.

Publicidade

Os candidatos poderão se inscrever e realizar as provas para os dois cargos. Os mensalistas, que precisam ter Ensino Médio completo, recebem salário entre R$ 2 mil e R$ 2,5 mil. O valor recebido pelos recenseadores, que precisam ter Ensino Fundamental, depende do número de domicílios visitados.

Para o trabalho, a região terá 11 postos de coleta cedidos por prefeituras ou entidades. Os locais físicos terão infraestrutura de computadores com internet para a equipe que vai acompanhar as atividades dos recenseadores. No Vale do Rio Pardo, apenas três municípios não terão o escritório: Gramado Xavier, que será atendido por Barros Cassal; Mato Leitão, que vai ser atendido por Venâncio Aires; e Herveiras, por Santa Cruz.

“Tudo está se encaminhando para que possamos realizar um bom trabalho, contando evidentemente com toda a sociedade. É importante cada cidadão fazer a sua participação. É um trabalho rápido, cada recenseador vai fazer uma entrevista objetiva em cada domicílio”, diz Braga.

Publicidade

Por município
Barros Cassal – 14
Boqueirão do Leão – 9
Encruzilhada do Sul – 31
Gramado Xavier – 4
Herveiras – 3
Mato Leitão – 5
Pantano Grande – 11
Passo do Sobrado – 9
Rio Pardo – 42
Santa Cruz do Sul – 142
Sinimbu – 12
Vale do Sol – 12
Venâncio Aires – 79
Vera Cruz – 30

Saiba mais
O Censo Geral do Brasil, realizado a cada dez anos, vai de agosto a novembro deste ano. Os recenseadores coletarão os dados da população em todos os municípios, com um questionário de 70 ou 30 perguntas. A gravação dos dados será feita com dispositivo móvel. A pesquisa é importante para os municípios, já que as informações da população servem de guia para políticas públicas e influenciam nos repasses de verba do governo federal, por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O último Censo Geral foi realizado em 2010.

LEIA MAIS: IBGE inicia processo de preparação do Censo 2020

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.