Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SECA

Estiagem no Vale do Rio Pardo deve prosseguir até abril

Foto: Lula Helfer

Municípios poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro

As pancadas de chuva que ocorreram na região desde o começo do mês trazem alento para os produtores rurais. Somente em janeiro, a precipitação acumulada chega a 142 milímetros, 5 milímetros a menos que a média prevista para o período. No entanto, a irregularidade na chuva mostra que a estiagem está longe de acabar.

De acordo com a meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia, os prognósticos mostram que a situação só deve normalizar no Vale do Rio Pardo no decorrer do mês de abril. “Março deve ter chuva abaixo da média e entre abril e maio, com as frentes frias passando mais lentas por aqui, aí sim a chuva é abundante e suficiente para começar a reverter esse quadro” explica. Conforme Estael, o final de março começa a ter chuva mais regular, mas em geral é um mês que ainda preocupa.

LEIA TAMBÉM: Volta da chuva ameniza estiagem, mas não resolve problemas em Santa Cruz

Até agora, são 80 prefeituras gaúchas que decretaram situação de emergência por causa da estiagem. Já o número de municípios com registro de perdas chega a 100. O Vale do Rio Pardo é a região mais afetada no Rio Grande do Sul. Pelo menos 15 prefeituras encaminharam o decreto para a Defesa Civil Estadual mas nenhum teve o pedido homologado até agora.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.