Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

NAVEGANTES E IEMANJÁ

Fim de semana será marcado pela devoção em municípios da região

Foto: Banco de Imagens

Barcos com oferendas à Iemanjá são colocados no Rio Jacuí. Foto da programação de 2019. Crédito: Cleber Nascimento

A tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos marinheiros e pescadores, ocorre neste fim de semana em diversos municípios. Em Rio Pardo, a celebração centenária faz parte das comemorações da 25ª Festa do Peixe e começa neste sábado, às 18 horas, com missa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Logo após, às 19 horas, haverá procissão onde a imagem da santa será levada ao cais da Praia dos Ingazeiros. Neste domingo, as atividades têm início às 8 horas com bênção das embarcações e procissão fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes nas águas.

LEIA MAIS: Eventos religiosos marcam fim de semana em Rio Pardo

O pároco Joacir Meotti explica que o ponto alto da programação ocorrerá às 10 horas com a chegada da imagem da santa na Igreja Matriz, conduzida por marinheiros. “Muitas pessoas acompanham este momento de celebração eucarística, que reúne um grande número de peregrinos vindos de diversas cidades”, disse. Segundo ele, a bênção das embarcações também é um momento importante. “Os devotos jogam flores, acendem velas e agradecem as graças atendidas. Por esse motivo, convidamos todos os proprietários de barcos de pesca ou de lazer para fazer parte e receber a bênção.”

Publicidade

O evento também servirá para a apresentação do padre Ezequiel Perin, natural de Canudos do Vale. Ele foi ordenado no dia 15 de novembro e auxiliará nos trabalhos religiosos da comunidade. Logo após será realizada a bênção das velas e de São Brás (individual da garganta). Ao meio-dia será servido um almoço no salão paroquial.

Em Rio Pardo, as celebrações em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes também acontecem no balneário Porto Ferreira. Uma procissão de barcos ocorre no domingo, às 10 horas. Logo após, os devotos recebem a imagem da santa e a conduzem em procissão por terra até a igreja, onde será celebrada uma missa. Um almoço será servido na sede da associação dos moradores.

Sobradinho
As festividades de Nossa Senhora dos Navegantes em Sobradinho tiveram início ainda nessa sexta-feira, com a Noite Mariana, na Igreja Matriz. Neste sábado, às 8 horas começa a venda de galinhas assadas, cucas e bolachas. Já à tarde, a partir das 15 horas, haverá sorteio de prêmios e festividades no salão paroquial. O ponto alto da programação ocorre no domingo, às 9 horas, com procissão motorizada que sairá da Igreja Matriz até o Parque da Fejão. Às 10 horas será celebrada uma missa, com coroação de Nossa Senhora dos Navegantes. E logo após será servido um almoço. O tradicional evento marca os 79 anos da comunidade católica do município.

Publicidade

Iemanjá
A 35ª procissão de Iemanjá ocorre neste sábado em Rio Pardo, a partir das 20 horas. A saída será na Casa Africana Reino de Iemanjá Mãe Nara de Iemanjá, localizada na Rua Pinto de Castro, 270, no Bairro Ramiz Galvão. Os devotos seguem pelas principais ruas da cidade até a Praia dos Ingazeiros. No local, serão feitas as oferendas e atendimentos gratuitos com passes. Haverá distribuição de alimentos, bebidas e doces.

O Templo Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum, do Pai Antônio, de Santa Cruz do Sul, realiza neste sábado celebração na Praia dos Ingazeiros, em Rio Pardo. O evento tem início às 19 horas. No domingo, às 15 horas, uma mesa de oferendas será montada na sede do templo, que fica no Bairro Esmeralda. Já no dia 8, uma celebração especial ocorrerá em Capão da Canoa.

Na vila histórica de Santo Amaro do Sul, em General Câmara, a Sociedade Beneficente Iemanjá Ogum e Xangô, Mãe Virgínia do Xangô e mãe Cátia do Ogum realizam neste sábado a procissão de Iemanjá Pescadores. A saída será às 21 horas da Casa da Terreira. Após, o grupo segue até a praiam onde serão realizadas sessões de caboclo. No domingo, às 9 horas, haverá procissão nas águas com os pescadores.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.