Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Ressocialização

Unidade da Fase em Santa Cruz deve entrar em funcionamento em oito meses

O local vai ter capacidade para 60 vagas

A obra de uma unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase/RS) em Santa Cruz do Sul começa a ganhar forma. A estrutura será erguida no Corredor Zanette, no Bairro Esmeralda. Além da unidade em Santa Cruz, outros dois complexos estão sendo construídos no Estado, um em Viamão e outro em Osório.

O complexo em Santa Cruz vai ter capacidade para atender até 60 menores dos vales do Rio Pardo e Taquari. Serão sete prédios somando uma área de 4,5 mil metros quadrados no total. O investimento é de R$ 20 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A previsão é que o centro entre em funcionamento em oito meses.

O presidente da Fase, Antonio Carlos Almeida, ressalta que, apesar de toda a negativa em torno da unidade no município, principalmente pelos moradores das proximidades, o principal objetivo é socioeducativo. “As pessoas têm o conhecimento da antiga Febem, mas na Case temos uma estrutura diferente. Não há uso de armas, cassetete. Na Case temos escolas, projetos de capacitação e profissionalizantes para recuperar esses jovens”, explica.

Publicidade

LEIA MAIS: Prefeitura libera alvará para construção do Case

Para Almeida, o trabalho na Fundação é de recuperação dos jovens por conta de uma série de falhas nos sistemas. “Se o jovem chegou até a Case é porque falhou a educação, falhou a falta de oportunidade, a falta de trabalho”, pontua. O presidente disse ainda que nenhum jovem fica dentro da Case sem estudar e que todos têm a oportunidade de trabalhar. “De acordo com o seu grau de medida (fechada, semiaberta ou em semiliberdade), ele tem a oportunidade ao ensino e trabalho.”

Para atuar na unidade, 150 servidores devem ser destinados ao município. São elaboradas parcerias com empresas locais que auxiliam na formação profissional dos jovens. O complexo é composto por uma equipe de psicólogos, psiquiatras, médicos, além de acompanhamento junto ao Juizado de Menores, Defensoria Pública, ministérios e Conselho Tutelar.

Publicidade

LEIA MAIS: Instalação do Case deve gerar 100 empregos em Santa Cruz

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.