Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Gazeta 75 anos

Eventos promovidos pela Gazeta mobilizam esportistas de todo o Estado

Foto: Heloisa Poll Gazeta do Sul

Estrutura disponibilizada aos atletas e ao público no Estação Verão recebe melhorias a cada nova edição do evento

O fomento ao esporte não se limita somente ao estímulo à prática de atividades físicas. O conceito é muito mais amplo e perpassa as esferas de saúde, inclusão social, desenvolvimento da cidadania, cultura da paz e lazer – territórios onde a Gazeta mantém participação efetiva. Assim, não é de se surpreender que no âmbito esportivo a comunidade esteja muito bem-servida de projetos idealizados pelo grupo.

Prestes a completar dez anos de atuação, a Gestão de Eventos Esportivos da Gazeta registra a participação de uma média de 1,8 mil atletas e um público ao redor de 5 mil pessoas em suas promoções. Uma das mais populares iniciou sua sétima edição no mesmo dia em que a Gazeta do Sul comemorou seus 75 anos.

LEIA MAIS: Pedal de volta às aulas encerra programação do Estação Verão

Publicidade

As primeiras edições do evento tinham como cenário o Lago Dourado, mas sempre com a proposta de ofertar à comunidade uma oportunidade para praticar esportes durante os meses de verão. “É um evento já tradicional da temporada de férias, que proporciona, além do espaço para diferentes modalidades esportivas, entretenimento, com bons shows musicais e, consequentemente, mais qualidade de vida”, afirma o gerente de Eventos Esportivos da Gazeta, Alexandre Cruxen.

A exemplo de outras iniciativas da Gazeta, o Estação Verão também possui caráter solidário, uma vez que no lugar da cobrança de taxa de inscrição é solicitada aos participantes a contribuição de leite ou alimento não perecível para beneficiar alguma instituição.

Cruxen destaca ainda a modernização da estrutura disponibilizada aos atletas e ao público em geral, que vem se aprimorando ao longo das edições. “O projeto é multiesportivo e já envolveu caiaque e stand up paddle – para citar algumas modalidades diferentes. Neste ano, entre as novidades estiveram o ciclismo contra o relógio e vôlei de duplas nas quadras de areia do Serviço Social da Indústria (Sesi)”, revela.

Publicidade

LEIA MAIS:
Palco do Saber: a maior olimpíada de conhecimento do Vale do Rio Pardo
Portal Gaz: um novo jeito de comunicar
A evolução ao longo do tempo: veja as datas que marcaram a trajetória da Gazeta do Sul

O crucial, conforme Cruxen, é não abrir mão dos gêneros esportivos que são de agrado da população. Por isso, a corrida está sempre presente. Em setembro, inclusive, esse tipo de competição ganha ainda mais destaque na Rústica Estadual, que hoje integra as comemorações do aniversário do município.

As categorias vão dos níveis iniciais até o avançado, e contemplam desde o público que está ingressando no mundo da corrida até os corredores mais experientes. “O objetivo é disseminar o esporte para justamente atrair novos participantes. Observamos que muitos desses recém-chegados tomam gosto pela corrida e despertam em si o espírito saudável da competição, buscando cada vez mais superar o desempenho de corridas anteriores”, comenta.

Publicidade

Neste ano, a Rústica chega a sua 14ª edição, com largada em frente ao Parque da Oktoberfest. Os atletas mais avançados têm como opção a Meia Maratona, que já se encontra na terceira edição. “Em 2018, realizamos a 1ª Meia Maratona da região central do Estado e o sucesso foi absoluto. Assim, incorporamos a modalidade ao evento”, explica Cruxen.

Um staff de quase cem pessoas faz o projeto virar realidade, incluindo profissionais da Gazeta na cobertura multimídia e parcerias com entidades públicas e privadas. “Com a presença de atletas de todo o Estado, a Rústica fomenta o turismo e a economia local e leva o nome da Gazeta e do município para muito além da região”, conclui.

LEIA MAIS:
Conheça um pouco da história de fundação de um dos maiores jornais do Rio Grande do Sul
Credibilidade que chega a 70 mil leitores de 30 municípios
Sobrinha de Francisco Frantz, Moina lembra a primeira edição da Gazeta do Sul

Publicidade

Planejamento de sucesso

O incansável trabalho da Gestão de Eventos Esportivos da Gazeta na promoção da qualidade de vida e no incentivo à atividade física tem no planejamento um dos principais aliados. Sempre em busca de um alto padrão organizacional, o departamento define e divulga com antecedência seu calendário esportivo. A meta é evoluir a cada ano e investir na diversidade de promoções para o público.

A receita deu certo. Ao longo dos anos, os eventos promovidos pela Gazeta passaram a ser reconhecidos como referência em termos de esporte no Rio Grande do Sul, com a participação de diferentes tribos de atletas de outros municípios, além da região. O apoio da iniciativa pública e privada é fundamental para os projetos saírem do papel, com contribuições no suporte financeiro e logístico.

Publicidade

LEIA MAIS:
Rádio Gazeta, 101.7 FM e 99.7 FM: programação para todos os públicos
Rádio Rio Pardo: há 29 anos na cobertura de notícias da Cidade Histórica

Corrida é uma das modalidades mais populares e ganha destaque na Rústica Estadual

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.