Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Saúde descarta ligação entre casos suspeitos de coronavírus

Foto: Rafaelly Machado

Saúde criou um grupo para monitorar e informar nas escolas

Santa Cruz do Sul tem mais um caso suspeito de coronavírus. Desta vez, trata-se de um paciente que retornou da Itália no último dia 27. Os exames para verificação do vírus foram encaminhados para o Laboratório Central do Estado (Lacen) nessa segunda-feira, 2. Se for negativo, serão encaminhados para a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) onde passarão por uma nova avaliação.

Segundo o secretário de saúde do município, Régis de Oliveira Júnior, esta pessoa apresentou sintomas dois dias antes do retorno para a cidade. Diante dos problemas de saúde, ele acionou a Vigilância Epidemiológica. Atualmente, está em isolamento domiciliar e teve contato com duas pessoas que não apresentam sintomas mas também são monitoradas pela equipe de saúde.

Já no primeiro caso, o paciente retornou da Itália no último dia 20, apresentando sintomas no dia 15. O exame foi encaminhado para o Lacen que teve como primeiro resultado negativo para infecções virais. Com isso, os dados foram levados para a FioCruz em que será confirmado ou descartado o coronavírus. “Esta pessoa teve contato com mais um indivíduo que não tem sintomas. Por já ter passado mais de 15 dias, ele foi liberado do isolamento. Importante ressaltar que os dois casos não têm ligação um com o outro”, explica Régis.

LEIA MAIS: Santa Cruz do Sul tem segundo caso suspeito de coronavírus

Com segundo caso suspeito, Santa Cruz cria grupo de trabalho para atuação nas escolas
Ainda durante a coletiva, o secretário anunciou a criação de um grupo de trabalho em parceria com as secretarias de Educação e Assistência Social para monitorar e passar orientações nas escolas públicas estaduais e municipais, e nas privadas. “O objetivo é evidenciar os cuidados necessários e debater também outras doenças como por exemplo o HIV em que tivemos 15 novos casos confirmados, ou ainda a dengue que foram 55 casos no ano passado. “E importante falarmos do coronavírus, mas também de outras enfermidades.”

Publicidade

Nomes e dados não serão divulgados
Um dos pedidos da comunidade é para que o nome dos pacientes ou bairro em que residem sejam divulgados. No entanto, Régis explica que qualquer informações sobre os prontuários do paciente não podem ser divulgados sem a autorização dos mesmos. “É importante deixar claro que isso é uma questão ética, tanto que estamos divulgando perfis sem colocarmos se é homem ou mulher.”

LEIA MAIS: Santa Cruz tem caso suspeito de coronavírus

Santa Cruz tem segundo caso suspeito de Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus. Secretaria da Saúde faz coletiva de imprensa para detalhar os casos. Saiba mais: https://bit.ly/2wp9NK1

Publicidade

Posted by Portal GAZ on Tuesday, March 3, 2020

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.