Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Coronavírus

Santa Cruz tem seis casos suspeitos; Saúde anuncia novas medidas

Foto: Alencar da Rosa

Santa Cruz do Sul já teve nove casos suspeitos de coronavírus, dos quais três foram descartados. A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma coletiva de imprensa na tarde deste sábado, 14, para esclarecer algumas novas medidas que são necessárias por conta da doença. Atualmente, o município tem seis casos que foram notificados pela vigilância epidemiológica e serão encaminhados para o Laboratório Central do Estado (Lacen) na próxima segunda-feira, 16.

“Precisamos de calma, tranquilidade, serenidade, mas também precisamos entender que regras precisam ser cumpridas. Não podemos ter uma busca desenfreada a postos de saúde e unidades de pronto atendimento, e evitar aglomerações”, afirmou o secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior. Na segunda-feira, 16, a Prefeitura anunciará medidas mais rígidas e o prefeito Telmo Kirst deve assinar um decreto. Eventos públicos estão suspensos por 15 dias, e dependendo do comportamento da pandemia este prazo pode ser ampliado.

LEIA MAIS: Santa Cruz do Sul tem três novos casos suspeitos de coronavírus

Publicidade

Entre as medidas anunciadas neste sábado, a pasta anunciou vai suspender temporariamente a obrigatoriedade do cartão SUS atualizado para atendimentos na rede saúde e a validade de receitas de remédios para doenças crônicas será estendida por seis meses para medicamentos controlados e 12 meses para medicamentos contínuos. Foram suspensos grupos de idosos e grupos de gestantes. Pacientes com mais de 60 anos podem receber a marcação da sua consulta por telefone, não é necessário ir até as unidades. Idosos que precisam de medicações da farmácia municipal, podem pedir que familiares busquem os remédios, para não ir até o local.

Nas escolas, serão feitos o isolamento de todos os bebedouros, porque as crianças colocam a boca e podem transmitir o vírus. Como as crianças agem como vetores, é importante evitar o contato delas com pessoas idosas ou que possuam a imunidade comprometida, como hipertensos, diabéticos e pacientes em tratamento oncológico. No momento não há previsão de suspensão das aulas, mas a Prefeitura avalia adiantar as férias escolares de inverno. Uma reunião com a secretária da Educação Jaqueline Marques foi realizada e a possibilidade de suspensão das aulas será reavaliada dentro de 15 dias.

LEIA MAIS: Confira dez perguntas e respostas sobre o coronavírus

Publicidade

Na Universidade de Santa Cruz do Sul, bebedouros já foram isolados

A secretaria também recomenda que seja disponibilizado álcool gel para o público em restaurantes, estabelecimentos comerciais, escolas, universidades, centros de educação e no transporte público. Ônibus e vans que são usados no transporte de passageiros e escolar devem ser higienizados com uma frequência maior.

As pessoas devem ir aos supermercados em horários alternativos, evitando os horários de maior movimento. Fábricas e indústrias que possuem refeitório devem ampliar o horário de almoço dos funcionários para evitar aglomerações. Formaturas, aniversários, cultos e casamentos, se possível, devem ser adiados no município. Em caso de velórios, a recomendação é que apenas familiares e amigos mais próximos participem.

De acordo com o secretário, a recomendação é que pessoas que tenham chegado do exterior, independente de apresentar algum sintoma, fiquem em casa durante sete dias. Caso possuam sintomas, podem pegar um atestado médico para ficar em casa durante 14 dias. Os hospitais devem estar preparados para receber casos mais graves, por isto quem tiver sintomas deve ficar em casa. Régis ainda alertou que as pessoas não comprem máscaras de forma antecipada, porque a compra excessiva destes produtos pode acarretar na falta para os profissionais de saúde que precisam utilizar.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Três casos suspeitos de coronavírus são descartados em Santa Cruz do Sul

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.