Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Por causa do Covid-19

Confira orientações e alterações nos serviços em Santa Cruz

Visitas nos hospitais: o Hospital Regional do Vale do Rio Pardo proíbe a entrada de visitantes na instituição a partir desta segunda-feira, 16. Acompanhantes de pacientes internados precisam ter entre 18 e 59 anos e poderão trocar entre si uma vez por turno, até as 20 horas, conforme informou a entidade, em nota.

Agendamento de consultas: pessoas com mais de 60 anos devem fazer agendamentos de consultas de rotina por telefone, diretamente com a unidade de saúde mais próxima.

Receitas médicas: para evitar que pacientes busquem unidades de saúde apenas para renovar receitas médicas, a Secretaria de Saúde vai permitir que as mesmas sejam aceitas pelo prazo de validade de seis meses para medicamentos controlados e 12 meses para os de uso contínuo.

Publicidade

Grupos de idosos, gestantes e atividades no Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI): os encontros foram suspensos.

Bebedouros públicos e em escolas fechados (isolados): a Prefeitura determina que todos os equipamentos sejam desligados e isolados.

Cozinhas Comunitárias: terão atendimento de almoço ampliado para evitar aglomerações. A partir desta terça-feira, 17, ocorrem das 10h30 às 12 horas e os usuários serão orientados a ter em mãos os recipientes para levar os almoços para casa.

Publicidade

LEIA MAIS: Instituições de ensino suspendem aulas em Santa Cruz do Sul; confira lista

Cartão SUS: a atualização do documento deixa de ser obrigatória, temporariamente, para consultas com especialistas e nos postos de saúde. Para emissão de novos cartões ou diante da necessidade de cirurgias, os documentos só serão emitidos mediante agendamento por telefone 3715-4013.

Velórios: a recomendação é para que as cerimônias de despedidas sejam acompanhadas apenas por familiares e amigos próximos.

Publicidade

Restaurantes e estabelecimentos comerciais: devem ter álcool gel à disposição nos banheiros e/ou caixas.

Fábricas e indústrias: a Prefeitura pede que as empresas ampliem ou alternem o horário de intervalo para evitar aglomerações de pessoas nos refeitórios.

Transporte público e escolar: empresários e concessionários devem reforçar a higienização dos veículos e aumentar a ventilação dentro deles. Também devem disponibilizar álcool gel aos usuários.

Publicidade

Escolas, universidades e centros de educação ou idiomas: devem disponibilizar álcool gel aos frequentadores.

Supermercados: as pessoas devem optar por horários alternativos, com menos movimento, para realizar compras.

Formaturas, festas de aniversários e casamentos: a recomendação é para que se evitem aglomerações e se adiem eventos quando possível. Entretanto, a Prefeitura esclarece que não há proibição.

Publicidade

Casas geriátricas: uma instrução normativa específica será apresentada na semana que vem pela Secretaria de Saúde, após reunião com o Ministério Público.

Farmácias (municipal e do Estado): sempre que possível, idosos devem pedir para familiares ou vizinhos retirarem os medicamentos. Outras medidas também são estudadas para descentralizar as retiradas.

Farmácia Móvel: um novo calendário será divulgado.

Cuidado com idosos: é importante que eles evitem espaços públicos e aglomerações.

Chimarrão: é preciso evitar o compartilhamento da bebida, temporariamente.

LEIA MAIS: Ministro da Saúde recomenda fim das rodas de chimarrão para evitar coronavírus

Férias dos servidores da Saúde: a Administração Municipal irá suspender temporariamente as férias que estavam programadas.

UPA, PA e Hospitalzinho: os serviços de urgência e emergência devem ser evitados por pessoas com sintomas respiratórios leves. Esses pacientes devem ficar em casa e entrar em contato por telefone com uma unidade de saúde para receber orientações.

Atendimentos em postos e hospitais: um documento com orientações da Administração Municipal deve ser emitido nesta segunda-feira, envolvendo a ampliação de horários de postos de saúde, atendimentos domiciliares e acesso de pessoas aos hospitais.

Eventos cancelados: o prefeito Telmo Kirst emitiu um decreto suspendendo por pelo menos 15 dias, a contar de sexta-feira, 13, os eventos da Administração Municipal.

Táxis e aplicativos de carona: motoristas devem higienizar os veículos com frequência.

Academias: devem higienizar os equipamentos frequentemente e orientar os esportistas a passarem álcool gel entre a troca de aparelhos.

Ônibus com ar-condicionado: devem andar com as janelas abertas.

Prédios, condomínios e complexos empresariais: devem disponibilizar álcool gel nas áreas de circulação, principalmente no hall de entrada.

Hipermercados e supermercados: devem disponibilizar álcool gel nos caixas a partir desta segunda-feira. Também devem higienizar com frequência os carrinhos dos estabelecimentos.

LEIA MAIS: Confira verdades e mentiras sobre como evitar o coronavírus

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.