Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

A Gazeta esteve lá: no Congresso de Jornalismo Ambiental

Os assuntos relacionados ao meio ambiente sempre receberam atenção nas coberturas da Gazeta do Sul. Iniciativas voltadas à preservação da água, florestas e conservação do solo, sobretudo diante da expansão da atividade agrícola no Vale do Rio Pardo, mereceram atenção especial nas coberturas. Afinal, mais do que um aspecto cercado de garantias constitucionais, a causa ambiental diz respeito à vida de forma irrestrita.

LEIA MAIS: A Gazeta esteve lá: no Bi da América do Inter, em 2010

É natural, então, que a temática tenha evoluído e adquirido maior abrangência. Foi nesse contexto que a sustentabilidade conquistou espaço nos veículos de comunicação. Envolvendo o tripé formado por fatores ambientais, sociais e econômicos, a sustentabilidade passou a ser vista como sinônimo de desenvolvimento e, mais do que isso, de sobrevivência para empresas e a população.

Publicidade

Diante disso, os profissionais da Comunicação passaram a se especializar a fim de explicar aos leitores a importância de um assunto que, embora não seja necessariamente novo, vem acompanhado de um tom de novidade justamente pelo fato de ser ainda pouco conhecido, como se viu no segundo Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, realizado em 2007 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em Porto Alegre.

LEIA MAIS: A Gazeta esteve lá: no título da Pitt/Corinthians, em 1994

O evento reuniu profissionais de jornais, revistas e sites de diferentes regiões, e contou com a participação da Gazeta do Sul, único veículo do interior do Estado a acompanhar as atividades, que tiveram a participação de pesquisadores de renome internacional. O jornalista Dejair Machado, que à época atuava na editoria Rural e hoje responde pela editoria de cadernos especiais da Gazeta, acompanhou as palestras e conferências em torno dos desafios que o aquecimento global representa para a mídia, especialmente diante do tom de ceticismo que envolve esse tipo de assunto.

Publicidade

Logo na abertura, o documentarista inglês Adrian Cowell (1934-2011), autor do documentário A década da destruição, gravado entre janeiro de 1980 e setembro de 1990, alertou para a importância de os veículos de comunicação abordarem a temática mostrando não apenas tragédias, mas também os bons exemplos adotados pela sociedade e empresas para estimular as práticas de caráter sustentável.

O desafio proposto por Cowell e os demais palestrantes resultou na publicação de uma série de cadernos (no detalhe) com temática sustentável pela Gazeta do Sul. Com reportagens especiais voltadas a aspectos relacionados ao ambiente, economia e questões socioeconômicas, os suplementos também trouxeram análises de especialistas no assunto. Nas matérias os leitores puderam ver, de forma prática, como a sustentabilidade já está presente na vida das pessoas e muitas vezes nem é percebida. Além disso, os cadernos mostraram que a mudança de hábitos é capaz de proporcionar grandes resultados em empresas sob o ponto de vista financeiro e também no cotidiano das pessoas, especialmente em relação à qualidade de vida.

LEIA MAIS: A Gazeta esteve lá: na COP 7, em Nova Délhi, em 2016

Publicidade

Agora, no momento em que a Gazeta do Sul, por meio do projeto Repensar, convida a comunidade a rever suas atitudes perante o ambiente e sociedade, temas e iniciativas com viés sustentável ganham um novo espaço nas coberturas e ações sociais, como se viu há poucos dias com a ação “Flores Abraçam”. Por meio da iniciativa realizada em parceria com o Sítio Eco Flores, de Linha Santa Cruz, foram distribuídos cerca de 4 mil vasos de flores que, além de alegrar as pessoas que saíram às ruas em meio à pandemia do coronavírus, reverteram em 346 quilos de alimentos que serão destinados à assistência social.

Por esses e tantos outros motivos, a sustentabilidade, que recorrentemente é citada em reportagens da Gazeta, segue como um tema sempre atual e de grande relevância para o público. Somente dessa maneira será possível estimular e fomentar iniciativas que fazem bem para todos.

LEIA MAIS:
A Gazeta esteve lá: no apê de João Ubaldo Ribeiro
A Gazeta esteve lá: no tri do Grêmio, em Lanús

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.