Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

GAZETA EXPLICA

VERIFICAMOS: informação sobre multa para quem dirigir sem máscara é falsa

Foto: Fotos Públicas/Jefferson Peixoto

Uma mensagem que circula em mídias sociais e grupos de WhatsApp de Santa Cruz nas últimas horas sugere que motoristas que forem flagrados dirigindo sem máscara estarão sujeitos a multa. Segundo a mensagem, o Detran e a Polícia Militar estariam orientados a aplicar multa de R$ 128,00, além de três pontos na carteira. A regra valeria, inclusive, para motocicletas.

LEIA MAIS: Máscaras passam a ser obrigatórias em Santa Cruz

A informação, porém, é FALSA e não deve ser compartilhada. Desde segunda-feira, 11, está em vigor um decreto do governador Eduardo Leite (PSDB) que prevê o uso obrigatório de máscaras de proteção nas ruas por toda a população, como forma de reduzir a propagação do coronavírus. Consultado pela Gazeta do Sul, porém, o Palácio Piratini esclareceu que, diferente do que afirma a mensagem, não há qualquer orientação ao Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran) ou à Brigada Militar (BM) para que condutores sem máscara sejam penalizados com multa ou perda de pontos na carteira.

LEIA MAIS: Segundo o Estado, não usar máscara é crime

Publicidade

O próprio Detran, no dia 30 de abril, fez uma publicação em sua página oficial no Twitter na qual desmentiu a informação. Na prática, a ideia da multa é descabida porque não há previsão no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para isso.

Segundo a titular da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Mariluci Reis, o Estado ainda discute como será feita a fiscalização do uso de máscaras pela população.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.