Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Fumicultura

Por dentro da safra: finalmente começa o plantio da safra

Foto: Divulgação

Como mostra na foto, eu e meu pai, seu Aloísio, estamos ocupados no plantio, nessa segunda-feira, pela manhã

Olá, pessoal! Tudo bem? Na coluna anterior eu havia anunciado a intenção de naquela terça-feira, 14, iniciar o plantio de tabaco. No entanto, a previsão do tempo para os dias seguintes era de frio e de geada forte, o que de fato se concretizou. Com isso, ainda na terça-feira, em família, analisamos a situação e achamos conveniente adiar o plantio para não correr o risco de perder as mudas, que poderiam ser castigadas pela geada. E acertamos!

Muitas famílias tiveram problemas e algumas até perderam parte das mudas, além de a geada retardar o crescimento delas. Diante do frio ao longo de toda a semana passada, preferimos esperar para iniciar o transplante ontem, o que efetivamente ocorreu. Ou seja, em pleno Dia do Amigo, começamos o plantio da nova safra. Como mostra na foto, eu e meu pai, seu Aloísio, estamos ocupados no plantio, nessa segunda-feira, 20, pela manhã.

Por Dentro da Safra 21/07

POR DENTRO DA SAFRA | Diante do frio ao longo de toda a semana passada, o início do transplante efetivamente ocorreu nessa segunda, em pleno Dia do Amigo. Confira no vídeo de Giovane Weber, da página Fumicultores do Brasil.

Publicidade

Posted by Portal GAZ on Monday, July 20, 2020

LEIA MAIS:
Geada desta semana causou estragos no tabaco que já estava na lavoura
Por dentro da safra: começa o plantio do tabaco

E na semana que vem já devemos concluir

Com o tempo agradável nesta semana, entre estas terça e quarta-feira vamos concluir o plantio da primeira parte, nas lavouras situadas em área mais alta na propriedade. Vamos plantar um pouco mais da metade do que pretendemos cultivar, em torno de 40 mil mudas. Como a previsão é de mais chuva e frio até o fim de semana, pretendemos concluir o transplante na semana que vem, com mais 35 mil mudas nas áreas baixas, de maneira que até o final de julho essa etapa estará resolvida.

Publicidade

LEIA MAIS: Por dentro da safra: as mudas de tabaco estão prontas para o plantio


Os estragos da geada forte na lavoura

Se antes mencionei que muitas famílias tiveram prejuízos com a geada sobre as mudas já plantadas, esse foi o caso da família de Rodrigo Lagasse, 25 anos, que reside em São Martinho, localidade a cerca de 34 quilômetros da sede de Santa Cruz do Sul. Rodrigo e seus pais Harri, 54, e Angelita, 48, ao lado da irmã Eduarda, 15, decidiram antecipar o transplante.

Publicidade

No ano passado, o tabaco plantado no cedo resultou em excelente qualidade e escapou da estiagem no verão, o que não ocorreu com o plantado mais tarde. Assim, no início de julho plantaram 35 mil pés, e a segunda etapa programam para plantar no início de agosto. Como a família tem duas estufas, escalonar o plantio e a colheita é uma boa solução. Só que a geada forte da semana passada atrapalhou: ela matou entre 6 e 8 mil mudas, que agora terão de ser replantadas. É um contratempo com o qual não contavam. Menos mal quando há mudas disponíveis para replantar; do contrário, ainda acaba sendo necessário adquirir as mudas de terceiros.

Rodrigo Lagasse e sua família decidiram antecipar o transplante

LEIA MAIS: Por dentro da safra: época de cuidar das mudas de tabaco e da lenha para cura

Não poderia deixar de registrar um grande abraço a todos os produtores rurais e também ao pessoal da cidade que sempre nos apoia pelo Dia do Amigo, transcorrido nessa segunda. Um muito obrigado a todos os que nos brindam com a sua amizade!

Publicidade

LEIA MAIS:
Por dentro da safra: geada para formar gelo sobre os panos
Por dentro da safra: o frio faz bem à agricultura

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.